Arte Contemporânea na Educação Infantil:

a criação do recurso didático Em-baralhAR-TE na formação de professores as em Artes Visuais

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Thalia Mendes Rocha Centro Universitário Internacional - Uninter

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Educação Infantil, Formação de professores.

Resumo

Resumo: Os objetivos que mobilizaram a criação do texto foram: elaborar reflexões acerca do ensino de Arte Contemporânea na Educação Infantil e compartilhar o recurso didático EM-BARALHAR-TE desenvolvido junto a estudantes de um curso de licenciatura em Artes Visuais. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica reunindo aspectos teóricos, conceituais, metodológicos e estéticos que, em comum, apontam as contribuições que o ensino de Arte Contemporânea pode ocasionar às crianças (e também aos/às docentes) da Educação Infantil. Também relatamos sobre uma experiência de formação inicial de professoras/es vinculada ao Estágio Supervisionado em Artes Visuais. A redação está estruturada em dois tópicos. No primeiro deles, caracterizamos a Arte Contemporânea, mencionando obras, artistas e momentos históricos que contribuíram para a desestabilização de concepções estilísticas anteriores a esse modo de criação e que contribuíram, portanto, para a percepção da emergência desse tipo de expressão artística. No segundo, debruçamo-nos sobre assuntos afetos à educação e sublinhamos divergências e semelhanças entre as concepções de Arte implícitas na Arte Contemporânea e aquelas acessadas e praticadas pelos sujeitos e currículos da Educação Infantil e, por fim, compartilhamos uma experiência que tivemos em um curso de Licenciatura em Artes Visuais, no ano de 2021, a partir da criação do recurso didático EM-BARALHAR-TE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea Uma história Concisa, 2ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

BLASS, Tatiana. A arte contemporânea e sua fruição. In: KLABIN, Vanda; SIQUEIRA, Vera; CONDURU, Roberto. (Org.). Encontros com a arte contemporânea, 1. ed. Vila Velha, ES: Museu Vale, 2017.p. 16-23.

BORGES, Camila Bettim. Respingos, colagens, vozes, sensações. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Arte contemporânea e educação infantil: crianças observando, descobrindo e criando. 1.ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 02 de maio de 2013.

COCCHIARALE, Fernando. A (outra) arte contemporânea brasileira: intervenções urbanas micropolíticas. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, 2004, p. 67- 71.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Questionamentos de uma professora de arte sobre o ensino de arte na contemporaneidade. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Org.). Cultura das imagens: desafios para arte e para educação. Santa Maria: UFSM, 2012, p.99- 123.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Uma Arte do nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Arte Contemporânea e educação Infantil: Crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Mediação, 2017, p. 9-25.

FOLHA DE S.PAULO. Professora é demitida após deputado criticar camiseta com frase de Hélio Oiticica. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/05/professora-e-demitida-apos-deputado-criticar-camisa-com-frase-de-helio-oiticica.shtml. Acesso em: 15 de maio de 2023.

G1. Professora é demitida após deputado criticá-la por usar camiseta com frase de Hélio Oiticica: 'Seja marginal, seja herói'. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2023/05/06/professora-e-demitida-apos-deputado-critica-la-por-usar-camiseta-com-frase-de-artista-plastico-renomado-seja-marginal-seja-heroi.ghtml. Acesso em: 16 de maio de 2023.

IAVELBERG, Rosa. A Base Nacional Curricular Comum e a formação dos professores de Arte. Horizontes, Itatiba, 36(1), 74–84, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.576. Acesso em: 15 de maio de 2023.

ROCHA, Thalia Mendes; BALISCEI, João Paulo. Amassar, riscar, rasgar e mover (-se): proposições para aproximar arte contemporânea das crianças na Educação Infantil. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1–21, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17552. Acesso em: 13 jun. 2023.

ROCHA, Thalia Mendes; PAULA, Regina Ridão Ribeiro de; BALISCEI, João Paulo. Arte Contemporânea e o uso de Recursos Didáticos-Brinquedos: uma vivência com os (in)utensílios de Hélio Leites no Ensino de Artes Visuais. O Mosaico, Curitiba, v.12, p. 163-186, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/view/3527/pdf_105. Acesso em: 15 de jun. de 2023.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Coleção Como eu ensino).

STEIN, Vinícius; ASSANO, Marjorie D.; OLIVEIRA, Camila F. ; LANES, Daniel M. ; LIMA, Carol E. S. A Arte em livros didáticos: problematizando as desigualdades por meio de criações visuais. In: SIQUEIRA, Marcos da Cruz Alves; GONÇALVES, Harryson Júnior Lessa; PERALTA, Deise Aparecida; e CAMARGOS, Liliane Santos de. (Org.). Experiências sobre diversidades: saberes, práticas e diálogos. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2023, v. 1, p. 103-114.

STEIN, Vinícius; BUENO, Zuleika P.; GONÇALVES, José H. R.; RAMOS, Rosi M. Onde estão as artistas mulheres? Uma busca em livros didáticos para o Ensino Médio. In: BALISCEI, João Paulo (Org.). É de menina ou menino? Imagens de Gêneros, Sexualidades e Educação. 1ed. Curitiba: Bagai, 2022, v. 1, p. 1-259.

STRECKER, Márion. Por que homenagear bandidos. MAM – Museu de Arte Moderna do rio de Janeiro. 2020. Disponível em: https://mam.rio/obras-de-arte/por-que-homenagear-bandidos/. Acesso em: 15 de maio de 2023.

TESCH, Josiane Cardoso; VERGARA. Clóvis. Arte Contemporânea no espaço escolar. In: ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9, Porto Alegre, 2012. Anais... Porto Alegre: Universidade de Caxias do Sul, 2012.

Downloads

Publicado

23-11-2023