Educação Infantil, docência e arte contemporânea:

encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo

Autores

  • Nathalia Scheuermann dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Infantil, Arte contemporânea, Docência, Pesquisa com crianças, Instalações de jogo

Resumo

A partir dos Estudos Sociais da Infância e das discussões sobre arte contemporânea e Educação Infantil, o objetivo do artigo é discutir a proposição de instalações efêmeras de jogo enquanto possibilidade de abordagem da arte com as crianças. Em tal direção, o foco de discussão são as relações entre Educação Infantil, docência e arte contemporânea, bem como os conceitos de instalação efêmera de jogo e de performance em situações de brincadeira vivenciadas por crianças. Metodologicamente, o artigo está organizado em três etapas. Na primeira etapa, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática da arte contemporânea e da Educação Infantil. Na segunda etapa, são evidenciadas inspirações artísticas e perspectivas pedagógicas para o trabalho com instalações efêmeras de jogo com as crianças. Por sua vez, na terceira etapa, é compartilhado um episódio decorrente de uma investigação, vivenciado por quatro crianças com idades entre 4 e 5 anos durante a realização de uma proposta de instalação efêmera de jogo. Com base nas discussões no âmbito do artigo, é possível inferir a potência das instalações efêmeras de jogo enquanto modo de aproximação entre a Educação Infantil e a arte contemporânea, assim como a relevância das instalações enquanto contextos promotores de brincadeiras, interações e performances pelas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAD MOLINA, Javier. Iniciativas de Educación Artística a través del Arte Contemporáneo para la Escuela Infantil (3-6 años). 2008. Tese (Doutorado em Belas Artes) – Departamento de Didáctica de la Expresión Plástica, Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2008.

ABAD MOLINA, Javier; RUIZ DE VELASCO GÁLVEZ, Angeles. El juego simbólico. Buenos Aires: Noveduc-Graó, 2011.

ABAD MOLINA, Javier; RUIZ DE VELASCO GÁLVEZ, Angeles. El lugar del símbolo: el imaginario infantil en las instalaciones de juego. Barcelona: Graó, 2019. Edição do Kindle.

ABAD MOLINA, J. RUIZ DE VELASCO, A. Lugares del juego y el encuentro para la infancia. Revista Iberoamericana de Educación, vol. 71, p. 37-62 - OEI/CAEU. 2016.

BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2009.

CAON, Paulina Maria. Jogos, performances e performatividades na escola: das experiências corporais à problematização de discursos. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, p. 107-130, jan./abr. 2017.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de. O infraordinário na docência com crianças na Educação Infantil. In: SANTIAGO, Flávio; MOURA, Taís Aparecida (Org.). Infâncias e docências: descobertas e desafios de tornar-se professora e professor. São Paulo: Pedro e João, 2021. p. 71-108.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; GUIZZO, Bianca Salazar. O currículo da creche em livros didáticos para professores: análise discursiva das tecnologias de regulação da docência e de produção de uma epistemologia do infantil. Cad. Cedes, Campinas, v. 43, p. 05-16, 2023.

CLARK, Alison; MOSS, Peter. Listening to young children: the Mosaic Approach. London: National Children’s Bureau, 2011.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006.

COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, 2000. (Coleção primeiros passos; 46).

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Uma arte de nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Org.). Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Mediação, 2017. p. 9-26.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cenários da educação infantil. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 165-185, jul./dez. 2005.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Como vai a Arte na Educação Infantil? Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2019.

DELAVALD, Carini Cristiana. A infância no encontro com a arte contemporânea: potencialidades para a educação. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FARIA, Paulo Eduardo Santos de. Memórias de chuva. 2009. Dissertação (Mestrado em Arte). Brasília: Programa de Pós-graduação em Arte, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, 2009.

FIANS, Guilherme. Entre crianças, personagens e monstros: uma etnografia de brincadeiras infantis. Rio de Janeiro: Ponteio, 2015.

LEITE, Caroline Alciones de Oliveira. No labirinto de através: Cildo Meireles entre cores e transparências. Revista Visuais, Campinas, v. 3, n. 4, p. 162–174, 2017.

MACHADO, Marina. Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 348-371, maio-ago. 2020.

SANTOS, Nathalia Scheuermann dos. Crianças, performances e arte contemporânea: instalações efêmeras de jogo na Educação Infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

SANTOS, Nathalia Scheuermann dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Arquiteturas efêmeras de jogo e Educação Infantil: diálogos com a Arte Contemporânea. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, p. 25-42, 2019.

SANTOS, Nathalia Scheuermann dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo: diálogos entre Educação Infantil e Arte Contemporânea. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-24, 2021.

SANTOS, Nathalia Scheuermann dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Entre o Fazer de Conta e o Fazer Acreditar: as crianças e suas performances em instalações de jogo. Revista Brasileira Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 13, p. 1-33, 2023.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. Oxon: Routledge, 2013.

VALLE, Lutiere Dalla. A potência edu(vo)cativa da arte contemporânea: desafios e possibilidades. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Santa Maria, v. 12, p. 82-95, 2019.

Downloads

Publicado

23-11-2023