A Curadoria Artístico-pedagógica na Educação Infantil como um modo de acionar circunstâncias de aprendizagem

Autores

  • Jéssica Maria Freisleben Universidade Federal de Santa Maria
  • Lutiere Dalla Valle Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Curadoria artístico-pedagógica, Educação infantil, Arte contemporânea, Circunstâncias de aprendizagem

Resumo

Este texto tem por objetivo geral desenvolver o conceito de Curadoria Artístico-Pedagógica no contexto da Educação Infantil ao fazer uso da Nutrição Estética proposta por Mirian Celeste Martins (2018). Para isso, traz como problemática: o que podem estas alianças na produção de Circunstâncias de Aprendizagem (DELIGNY, 2018) sobre si e sobre o mundo? A perspectiva metodológica da Investigação Baseada em Arte (HERNÁNDEZ, 2013) contribui para acionar percursos de experimentação artística, bem como para propor o processo investigativo dos autores da pesquisa. Os resultados obtidos sinalizam a potência desta interlocução ao estimular a ampliação de repertórios artísticos; o acesso a procedimentos técnicos e linguagens artísticas variadas; o protagonismo das crianças diante da participação ativa.

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Publicado

23-11-2023