O Ensino de Arte para bebês:
um olhar na perspectiva histórico - crítica
Palavras-chave:
Escola, Infância, Pedagogia Histórico-Critica, Objetos pedagógicos, PeriodizaçãoResumo
Este artigo é síntese da investigação produzida acerca do ensino das artes visuais na educação infantil. A proposta buscou sistematizar como a pedagogia histórico-crítica contribui para a organização da prática pedagógica no ensino das artes visuais na turma de berçário do Centro de Educação Infantil Turma do Cebolinha, escola pública municipal da cidade de Sangão, SC. Partimos do conceito de Objeto Pedagógico proposto por Fonseca da Silva (2010), que foram sendo ampliados a partir de referências de artistas bem como, com aspectos da produção da arte, evidenciando novos conhecimentos para os bebês. Neste sentido é relevante a concepção de escola como espaço de formação que garanta a intencionalidade do ato educativo da professora de arte. Qualificamos o desenvolvimento infantil da época da primeira infância, dos bebês nos aspectos referentes às funções psíquicas, artísticas e estéticas. O aporte teórico que norteou o estudo se dividiu entre o estudo da pedagogia histórico-crítica para as questões que envolvem a prática pedagógica e a psicologia histórico-cultural, que ajudou a compreender a periodização do desenvolvimento psíquico dentro do contexto de ensino das artes visuais. A metodologia tomou por base o método dialético. Os resultados coletados e analisados, demonstraram que a periodização do seu desenvolvimento psíquico compreende a época da primeira infância, cujo período da atividade – guia é a objetal-manipulatória. Com isso, os bebês demonstraram, no decorrer dos encontros, gestos expressivos, interesse, concentração, desenvolvimento motor, movimento preênsil formado, experimentação da ação lúdica, desenvolvimento da linguagem além do desenvolvimento artístico e estético qualificado.
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Referências
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