Corpos em exposição

A nudez na arte e suas implicações nas práticas educativas da/na Educação Infantil

Autores

  • Isis dos Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Margarete Sacht Góes Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes

Palavras-chave:

Infância, Nudez, Ensino da Arte

Resumo

O presente artigo discute a relação entre arte, nudez e infância(s) e analisa, na perspectiva do ensino da Arte, a problemática da nudez artística nas práticas educativas na/da Educação Infantil. Reflete sobre a nudez e o tratamento dado às representações artísticas dentro história da arte e trata de que forma essas imagens e temas são abordadas nas práticas educacionais para o Educação Infantil. Fundamenta-se teoricamente em autoras e autores como Salles (2020), Kastrup (2000) e Foucault (2017). Utiliza, como metodologia, a pesquisa qualitativa exploratória, por meio da qual analisa ações realizadas com crianças dos grupos G2 e G5 de um CMEI onde o estudo se consolidou. Finaliza problematizando a coexistência da necessidade do ser humano em representar o nu nas mais diversas vertentes artísticas e a violência pudica presente na história da humanidade, da mesma forma que o cerceamento dos corpos nus, as experiências vivenciadas nos espaços da Educação Infantil coexistem como inibidores do autoconhecimento corpóreo e existencial das crianças pequenas.

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Referências

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Publicado

23-11-2023