Quadro #artistagens e a contribuição estética para a formação das/os professoras/es e das crianças
Palavras-chave:
Ensino de arte, Experiência estética, Formação de professoras/esResumo
O presente trabalho se inspira nos diálogos e leituras realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil (Gepaei) e objetiva investigar como acontecem as proposições com as/os artistas e o uso de imagens de obras/objetos de arte na Educação Infantil, buscando compreender, a partir das narrativas das/os professoras/es, como as ações pedagógicas subsidiadas pelo "quadro" #artistagens podem contribuir para/no ensino de Arte com crianças. Utiliza como metodologia a abordagem qualitativa, sendo o tipo de pesquisa bibliográfica, e busca analisar, por meio das produções encontradas, se a utilização de imagens na Educação Infantil ainda é padronizada e guiada por didáticas tradicionais e reprodutivistas, deslocadas de contextualização e diálogo. Reflete que, por meio da apresentação de imagens de obras e artistas diversificados, junto a práticas que exploram as diferentes linguagens da arte e das infâncias, é possível potencializar o desenvolvimento da experiência sensível, estética e artística das crianças. Para o aumento do repertório artístico-cultural de professoras/es e crianças e preenchimento de possíveis lacunas no ensino da arte, foi proposto o “quadro” #artistagens, presente na página do Instagram do Gepaei. As postagens de artistas e suas respectivas obras, presentes no quadro, dialogam com o universo infantil e intentam trazer diferentes possibilidades para docentes desenvolverem ações artístico-pedagógicas com a pequena infância.
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