Imagens e infâncias:
experiências e composições no trabalho com a Arte na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação infantil, Arte, ImagensResumo
As crianças precisam ser incentivadas a ler imagens desde a mais tenra idade, pois essa é uma ação pedagógica que amplia a percepção que elas têm do mundo, produzindo sentido para o que é vivido. Incentivá-las a ler o mundo e a não repetir padrões da cultura adultocêntrica é um enorme desafio e traz implicações sobre a importância do trabalho com a Arte nessa etapa da educação. Esta pesquisa foi realizada numa unidade de Educação Infantil do município de Vitória/ES e teve como objetivo analisar as práticas artístico-pedagógicas com crianças na faixa etária entre 3 a 6 anos, tendo como foco atividades com a leitura de imagens. Percebemos que a concepção de currículo da unidade de ensino se revela nos modos como as crianças vão se apropriando das linguagens na sua totalidade. A metodologia utilizada propõe o desenvolvimento de observação participante, recursos fotográficos, diário de campo e enquete com as famílias acerca das manifestações da cultura local. Os resultados apresentados reafirmam que a Arte na Educação Infantil contribui para a valorização das diferentes manifestações expressivas das crianças.
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Referências
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