Imagens e infâncias:

experiências e composições no trabalho com a Arte na Educação Infantil

Autores

  • Maria Aparecida Rodrigues da Costa Santos Centro municipal de Educação Infantil Reinaldo Ridolfi/PMV
  • Claudineia Rossini Gouveia Centro municipal de Educação Infantil Reinaldo Ridolfi/PMV

Palavras-chave:

Educação infantil, Arte, Imagens

Resumo

As crianças precisam ser incentivadas a ler imagens desde a mais tenra idade, pois essa é uma ação pedagógica que amplia a percepção que elas têm do mundo, produzindo sentido para o que é vivido. Incentivá-las a ler o mundo e a não repetir padrões da cultura adultocêntrica é um enorme desafio e traz implicações sobre a importância do trabalho com a Arte nessa etapa da educação. Esta pesquisa foi realizada numa unidade de Educação Infantil do município de Vitória/ES e teve como objetivo analisar as práticas artístico-pedagógicas com crianças na faixa etária entre 3 a 6 anos, tendo como foco atividades com a leitura de imagens. Percebemos que a concepção de currículo da unidade de ensino se revela nos modos como as crianças vão se apropriando das linguagens na sua totalidade. A metodologia utilizada propõe o desenvolvimento de observação participante, recursos fotográficos, diário de campo e enquete com as famílias acerca das manifestações da cultura local. Os resultados apresentados reafirmam que a Arte na Educação Infantil contribui para a valorização das diferentes manifestações expressivas das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BORBA, Ângela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia (org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 65-74.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da infância: pesquisa com

crianças. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 351-360, maio/ago.

MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Das pesquisas com crianças à

complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MOURA, Maria Teresa Jaguaribe de. A brincadeira como encontro de todas as Artes. In: CORSINO, Patrícia (Org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 75-99.

Downloads

Publicado

23-11-2023