O jogo como dispositivo de mediação para o ensino da Arte na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Ensino de Arte, Inclusão, Jogos, MediaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo investigar o uso do jogo como dispositivo pedagógico para promover o aprendizado e o desenvolvimento da criança no ensino da Arte na Educação infantil. Para isso, discute a possibilidade do ensino de Arte inclusivo a partir dos jogos e analisa esse dispositivo como potencial para estimular a autonomia e a cooperação entre as crianças. Observa, por meio do lúdico, a aprendizagem delas sob perspectivas criativas, afetivas, históricas, sociais e culturais. Propõe-se a relatar duas experiências vividas por um dos autores e apresenta uma base teórica fundamentada em Vygotsky (2012), Leontiev (2012), Elkonin (2010), Caillois (2017), Huizinga (2022), Kishimoto (2010) e Pasqualine e Lazaretti (2022). Metodologicamente, realiza uma pesquisa bibliográfica sobre jogos que atendam aos objetivos do estudo. Finaliza afirmando a potência do jogo como objeto educativo no ensino da arte na Educação Infantil, pois ele é um dispositivo poderoso de acessibilidade para crianças com deficiência e promove a autonomia e a participação delas nas atividades.
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