O jogo como dispositivo de mediação para o ensino da Arte na Educação Infantil

Autores

  • Ronald de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Margarete Sacht Góes Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino de Arte, Inclusão, Jogos, Mediação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o uso do jogo como dispositivo pedagógico para promover o aprendizado e o desenvolvimento da criança no ensino da Arte na Educação infantil. Para isso, discute a possibilidade do ensino de Arte inclusivo a partir dos jogos e analisa esse dispositivo como potencial para estimular a autonomia e a cooperação entre as crianças. Observa, por meio do lúdico, a aprendizagem delas sob perspectivas criativas, afetivas, históricas, sociais e culturais. Propõe-se a relatar duas experiências vividas por um dos autores e apresenta uma base teórica fundamentada em Vygotsky (2012), Leontiev (2012), Elkonin (2010), Caillois (2017), Huizinga (2022), Kishimoto (2010) e Pasqualine e Lazaretti (2022). Metodologicamente, realiza uma pesquisa bibliográfica sobre jogos que atendam aos objetivos do estudo. Finaliza afirmando a potência do jogo como objeto educativo no ensino da arte na Educação Infantil, pois ele é um dispositivo poderoso de acessibilidade para crianças com deficiência e promove a autonomia e a participação delas nas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Ministério da Educação, Brasília - DF: MEC, 2018.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BROTTO, Fabio Otuzi. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência.1999.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. – Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2017.

ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

FRANZ, Sueli Terezinha; GRALIK, Paulina Thais. Instrumento de Mediação e Análise Crítica de uma Imagem. Revista Digital Art&. 2006.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil – GEPAEI @gepaei.ufes. Pudim e Chuchu - Livro interativo. Carolina Sperandio Coelho; Vivian Siqueira Gomes. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Crjbe4hPOik/ Acesso em: jul. 2023.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil – GEPAEI @gepaei.ufes. Jogo Sensorial. Thalia Decarli. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CH_H4K7jEei/?img_index=1 Acesso em: jul. 2023.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil – GEPAEI @gepaei.ufes. Jogo dos 7 Erros. Álvaro Gonçalves de Souza; Ana Carolina Calezani dos Santos. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitoria, 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CaVWJcMPhNF/?img_index=1 Acesso em: jul. 2023.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. – São Paulo: Perspectiva, 2022.

KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a Educação Infantil. In: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. KISHIMOTO, T. M. (org). São Paulo, Cortez Editora. 2010.

PICCOLO, Gustavo Martins. O universo lúdico proposto por Caillois. Revista Digital - Buenos Aires. 2008.

PASQUALINI, Juliana; LAZARETTI, Lucinéia. Que educação infantil queremos? Um manifesto em defesa da educação escolar para crianças pequenas. Bauru, SP: Mireveja, 2022.

VIGOTSKII, Lev Semenovich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem / Lev Semenovich Vigotskii, Alexander Romanovich Luria, Alex N. Leontiev - São Paulo: ícone, 2010.

Downloads

Publicado

23-11-2023