Emaranhando Linhas

Uma experiência com arte abstrata na Educação Infantil

Autores

  • Adrielle M. Thomazi E.E.E.F.M Marinete de Souza Lira - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rita Mychelly S. Salles FBC (FABRA) Faculdade Brasileira

Palavras-chave:

Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, Arte Abstrata, material educativo

Resumo

O ensino da arte contemporânea e suas linguagens na educação infantil é uma questão amplamente discutida na comunidade científica da arte-educação, mas que ainda pouco se reflete na realidade escolar. Partindo do tema de linhas abstratas em desenho e escultura, tendo em destaque o trabalho do artista capixaba Sandro Novaes, buscamos trazer este universo para dentro da sala de aula, unindo teoria e prática com proposta da elaboração do material educativo. Essa experiência aconteceu Estágio Curricular Supervisionado do Ensino de Artes Visuais I, que aconteceu no segundo semestre de 2022, no CMEI em Vitória – ES. A partir da nossa atuação, pesquisas, leituras de conteúdos teóricos e produções acadêmicas, foi possível desenvolver algumas reflexões sobre as possibilidades e desafios enfrentados ao abordar o tema com crianças pequenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. 2ª reimpressão. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.

DIEFENTHÄLER, Daniela Linck. A Arte Contemporânea como provocação para desconstrução dos estereótipos visuais infantis. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da;

HOFSTAETTER, Andrea. Criação de material didático em artes visuais: dispositivos sensíveis para a proposição de experiências de aprendizagem, In Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.2077-2092.

KA, Sandro. As coisas do mundo como coisas da arte. In: Arte Contemporânea e docência com crianças: inventários educativos. (Orgs) CUNHA, Susana Rangel Vieira; CARVALHO, Rodrigo Saballa. Porto Alegre: Zouk, 2021.

LARROSA, J. Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. Jan/Fev/Mar/abr. Campinas, 2002. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt

ROCHA, Júlia. Ensino (contemporâneo) da arte contemporânea – Similitudes e enfrentamentos entre metodologia e conteúdo. In: Anais do 27º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. São Paulo, 2018.

Downloads

Publicado

23-11-2023