O brincar na Educação Infantil: Perspectivas de aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças

Playing in Early Childhood Education Perspectives of learning and integral development of children

Autores

  • Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes Instituto Cotemar

Palavras-chave:

O brincar. Educação Infantil. Desenvolvimento integral.

Resumo

Este artigo traz uma discussão sobre a utilização do brincar na Educação Infantil de forma intencional, com o intuito de propiciar o desenvolvimento integral da criança. Para tanto, algumas questões foram postas no sentido de nortear os estudos: Qual a relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil? Qual o papel do professor nesse contexto das brincadeiras na Educação Infantil? Para a realização deste estudo, lançou-se mão de várias leituras sobre a temática e de documentos relacionados à Educação Infantil, tendo em vista que o estudo foi estritamente bibliográfico. Alguns altores importantes na construção deste texto foram: Piaget (1998), Barros (2009), Sommerhalder e Alves (2011) e Texeira (2012), assim como os documentos legais Referenciais Curriculares Nacional para a Educação Infantil (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Nesse sentido, salienta-se que o aprender precisa ser guiado por experiências estimulantes. Então, para afetar uma criança, é fundamental adentrar ao mundo dela. O mundo da fantasia, o mundo das brincadeiras, do faz de conta. Dessa forma, entende-se que continuar em velhos caminhos metodológicos não estimulantes podem até levar a aprendizagem já que as crianças aprendem em qualquer lugar, em qualquer situação e com qualquer pessoa. Entretanto, o aprender institucionalizado possui metas a cumprir, isto é, habilidades essenciais a desenvolver e, isso é bem mais fácil quando as metodologias utilizadas propiciam prazer e vontade de participar, vontade de experimentar. Portanto, o brincar é uma proposta que produz efetividade no que se refere à aprendizagem infantil.

Biografia do Autor

  • Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes, Instituto Cotemar

    Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com pesquisa na área de moda, consumo, vestimenta e mulher, distinção e identificação social. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estudos na área de consumo de moda, gênero, mulher e vestimenta. Graduada em Pedagogia pela Alfamérica Faculdade, com estudos na área da ludicidade no ensino de crianças da Educação Infantil. Professora convidada da Universidade Estadual Vale do Acaraú/RN, no curso de Pedagogia, desde março de 2014.

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Publicado

20-05-2025