Mentoria na formação de professores iniciantes:

uma narrativa a partir de uma pesquisa-formação

Autores

  • Francisca Petronilha Martins
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil

Palavras-chave:

Formação continuada, Professores iniciantes em Língua Portuguesa., Mentoria, Pesquisa-formação

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa-formação que envolveu uma mentoria para professores iniciantes na carreira docente. Nesta investigação, a mentoria foi empregada como estratégia de formação continuada. O estudo revelou o potencial da mentoria na formação de professores iniciantes, apontando suas limitações e possibilidades. Esse estudo envolveu três professores iniciantes e uma professora experiente, atuantes em quatro diferentes escolas públicas municipais do interior paulista, nos anos finais do Ensino Fundamental, na área de Língua Portuguesa. Para tanto, foram realizados 19 encontros formativos, sendo quatro coletivos e cinco individuais a fim de acompanhar o desenvolvimento da prática pedagógica dos três participantes. De abordagem qualitativa, valeu-se da Análise de Prosa para o tratamento dos dados. Os dados destacaram as dificuldades dos professores iniciantes no início da carreira, evidenciaram que as intervenções da mentora e as contribuições da mentoria refletiram no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores participantes. Os resultados positivos incentivam a prática de parcerias entre redes de ensino e pesquisadores, recomendando a mentoria como estratégia de acompanhamento e formação para professores iniciantes, com o mentor desempenhando papel essencial no desenvolvimento dos iniciantes e no seu próprio desenvolvimento profissional. Recomenda-se a implementação de programas de mentoria mais longos e contínuos, com tempo dedicado à formação e reflexão dos professores iniciantes.

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Publicado

26-02-2024