Políticas Institucionais da Unifesspa frente a formação de professores universitários:

perspectivas para um ensino inclusivo

Autores

  • Ana Caroline dos Santos Oliveira
  • Eder Pires de Camargo
  • Lucélia Cardoso Cavalcante

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação Continuada

Resumo

O presente estudo trata-se de um recorte de pesquisa de dissertação a respeito da formação continuada de professores universitários sob o foco de um ensino inclusivo, voltado à estudantes universitários com deficiência, com o objetivo de caracterizar as ações formativas em Educação Especial desenvolvidas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) enquanto políticas e práticas institucionais no que compreendem aos aspectos de formação continuada de docentes com vistas à inclusão e acessibilidade pedagógica de estudantes com deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva sob o método de Pesquisa Documental. A base documental consiste em documentos no âmbito da Unifesspa, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano de desenvolvimento profissional docente (2023), Relatórios de formação docente e Relatórios do Programa #UnifesspaOnline. A análise dos documentos se deu a partir do objetivo traçado, assim como na literatura utilizada no estudo. Os resultados apontam para ações formativas consolidas na instituição, com articulações importantes entre órgãos formativos, no entanto, observou-se que as formações pouco têm dialogam com as necessidades formativas mais diretivas as práticas pedagógicas dos professores frente a atuação com o público de estudantes com deficiência. Algumas proposições do estudo: organização formativa que vise atingir mais professores universitários em suas áreas de conhecimento e suas necessidades formativas da prática; assim como uma política institucional que alinhe ainda mais as ações de formação continuada para docentes universitários em serviço com o intuito de tornar a universidade um espaço cada vez mais plural, acessível e inclusivo para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Clarissa Martins de; ARAÚJO, Everson Melquíades; SILVA, Rejane Dias da. Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana. Cadernos Cedes, v. 35, n. 95, p. 57-73, 2015.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 248, 23 dez. 1996.

CAMPOS, Silmara de; PESSOA, Valda Inês Fontenele. Discutindo a Formação de

Professoras e Professores com Donald Shön. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (orgs). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-perquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. cap. 7, p. 183-206.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2014.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2176-66812016000300534&script=sci_abstract. Acesso em: 10 ago. 2022.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, v. 34, p. 109-126, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/R7rKK8P8CxC8jFXgbq6fYtm/. Acesso em: 22 jun. 2023.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, v. 41, p. 601-614, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gd7J5ZhhMMcbJf9FtKDyCTB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 fev. 2023.

GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de educação, v. 13, p. 57-70, 2008.

GATTI, Sandra Regina Teodoro. NARDI, Roberto. Análise de práticas pedagógicas realizadas em atividades de formação continuada de professores: a aproximação da história e filosofia da Ciência no ensino de Física. In: NARDI, R. org. Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 258 p. ISBN 978-85-7983-004-4. Available from SciELO Books http://books.scielo.org.

GONÇALVES, Tadeu Oliver; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Reflexões Sobre na Prática Docente Situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (orgs). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-perquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. cap. 4, p. 105-134.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. [tradução Silvana Cobucci Leite]. 9. ed. v. 14 – São Paulo: Cortez, 2011.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a Educação Inclusiva e os Possíveis Impactos na Escolarização de Alunos com Deficiências. Cadernos Cedes, 34, 207-224, 2014.

MARTINS, Maria Helena Venâncio; MELO, Francisco R. L. Vieira de; MARTINS, Cátia. Serviços para Estudantes com Deficiência nas Universidades: dificuldades e desafios. Educação em Revista, v. 37, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/RgVpF6Sy5Gbhd5DM5WRb3QN/. Acesso em: 10 jun. 2023.

MORIÑA, Anabel; CARBALLO, Rafael. Profesorado universitario y educación inclusiva: respondiendo a sus necesidades de formación. Psicología escolar e educacional, v. 22, p. 87-95, 2018.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

SCHRAMM, Wilbur. Notes on Case Studies of Instructional Media Projects. 1971. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED092145 . Acesso em: 06 out. 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. – Petrópolis, Rj: Vozes, 2014.

UNIFESSPA. Plano Anual de Ações de Desenvolvimento Profissional Docente: 2023. Marabá: UNIFESSPA, 2023. Disponível em: https://proeg.unifesspa.edu.br/plano-de-ações-de-formação-docente.html. Acesso em: 21 jun. 2023.

UNIFESSPA. Plano de Desenvolvimento Institucional: 2020 a 2024. Marabá: UNIFESSPA, 2020. Disponível em: https://seplan.unifesspa.edu.br/pdi.html. Acesso em: 20 ago. 2022.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos [recurso eletrônico]. Tradução: Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva e professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa Professores, 1993.

Downloads

Publicado

26-02-2024