Educação Popular e pesquisa aplicada em educação

uma possível práxis no mestrado profissional

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira
  • Jocieli Roberta Linke
  • Cleudes Fatima Bresolin Hubner

Palavras-chave:

Educação popular, Práxis, Metodologia da pesquisa

Resumo

A construção de pesquisas aplicadas em educação constitui a natureza dos mestrados profissionais da área. Dessa forma, o conhecimento gerado objetiva contribuir para a qualidade das práticas educativas, mobilizando rigor teórico e metodológico. Uma das possibilidades de embasamento teórico é a Educação Popular, expressão política e teórica de afirmação dos saberes populares e do exercício do diálogo. Nesse sentido, este artigo apresenta experiências de pesquisa junto ao mestrado profissional em educação da UFFS Campus Erechim, tendo por objetivo refletir sobre os desdobramentos epistemológicos e metodológicos das pesquisas orientadas pela Educação Popular de matriz freireana. Para isso, dialoga com pressupostos da pedagogia da Paulo Freire e das práticas participantes de pesquisa, constituindo quadro reflexivo de cunho teórico que poderá servir de referência a pesquisas da área educacional. A partir da prática de pesquisa desenvolvida no mestrado, encaminha-se o entendimento de que a Educação Popular é capaz de orientar uma práxis que se coaduna com o perfil dos cursos profissionais no âmbito da pós-graduação, uma vez que aproxima teoria e prática e se compromete com cenários de transformação social.

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Publicado

26-02-2024