A ação interdisciplinar em uma escola pública: análise e reflexões de professores da Educação Básica
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Colaboração entre professores, Ensino de CiênciasResumo
Este artigo apresenta uma análise sobre uma ação interdisciplinar realizada entre três professores (de Química, Filosofia e Biologia), para a abordagem do tema drogas em turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Belo Horizonte (MG). A pesquisa realizada, que é de natureza qualitativa, analisou dados provenientes de registros, realizados por escrito, de cada um dos professores. Os dados e análises realizados revelaram a importância do apoio de diversos segmentos da escola durante a elaboração da ação interdisciplinar. No desenvolvimento da ação, ficou evidente a importância da integração de cada área do conhecimento para uma abordagem aprofundada do tema. Por fim, para os professores, a ação interdisciplinar realizada contribuiu para suas próprias formações e serviu de inspiração para uma possível abordagem futura de outros temas nessa perspectiva.
Downloads
Referências
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: didática e prática de ensino. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 6, p. 9-17, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade/article/view/22623. Acesso em: 19 fev. 2024.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (org.). O que é interdisciplinaridade? Cortez Editora, São Paulo, 2008.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas: Editora Papirus, 11ª Ed. 2003.
GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e interdisciplinaridade. UNB: Brasília, 2007. Disponível em:http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/garcia-transversalidade-print.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.
HARTMANN, Ângela Maria; ZIMMERMANN, Erika. O trabalho interdisciplinar no ensino médio: A reaproximação das “Duas Culturas”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, v. 7, n. 2. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4037/2601. Acesso em: 07 jun. 2023.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Nota técnica nº 2/SEDESE/ CREAD/2022, de 14.06.2022. Assunto: Semana Estadual de Prevenção às Drogas/ 2022. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Nota%20T%C3%A9cnica%20n%C2%BA%202%20SEDESE%20CREAD%202022.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.
MOZENA, Erika Regina. Investigando enunciados sobre a interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o ensino médio no Brasil e no Rio Grande do Sul. 2014. 281 f. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Física) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/104588. Acesso em: 19 fev.2024.
MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Revista Ensaio, 2014, v. 16, n. 2, p. 185-206. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/CgpBrMQzDYPqkHZ7yKKdqGk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2024.
MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. Dialogando sobre a interdisciplinaridade em Ivani Catarina Arantes Fazenda e alguns dos integrantes do grupo de estudos pesquisa em interdisciplinaridade da PUC-SP (GEPI). Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, 2017, n. 10, p. 95-107 Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/32444/22457. Acesso em: 19 fev. 2024.
MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. A interdisciplinaridade na legislação educacional, no discurso acadêmico e na prática escolar do Ensino Médio: panaceia ou falácia educacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 92-110, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n1p92/31572. Acesso em: 19 fev. 2024.
POMBO, Olga. Epistemologia da Interdisciplinaridade. Ideação, v. 10, n. 1, p.9–40, 2010. Disponível: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141. Acesso em: 19 fev. 2024.
SÁ, Marilde Beatriz Zorzi; CEDRAN, Jaime da Costa; PIAI, Débora. Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade. Ciência & Educação, 2012, v. 18, n. 3, p. 613-621. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/qgsQBdzG5jCTNW8Y6QjQNhd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2024.
SANTOS, Jailson Alves Dos; CORTES JUNIOR, Lailton Passos; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Concepções de Interdisciplinaridade – Uma análise dos trabalhos publicados pela revista Química Nova na Escola. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 16., 2012, Salvador. Anais [...]. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7143/4953. Acesso em: 19 fev. 2024.
SANTOS, Genário Dos; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; FERNANDES, Sérgio Augusto Franco. A produção científica sobre a interdisciplinaridade: uma revisão integrativa. Educação em Revista, v. 36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/RPXFmWkVYVTc3V9TXqWrWvR/?lang=pt&format=html. Acesso em: 19 fev. 2024.
TONET, Ivo. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serviço Social & Sociedade, p. 725-742, 2013. Disponível: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/GXvFhStx9X44bbqzhJWQNfs/?lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2024.
THIESEN, Juarez da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento
articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Santa Catarina, v. 13, n. 39, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/?lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2024.
VERCELLI, Lígia de Carvalho Abões. A pesquisa aplicada com intervenção em um programa de mestrado profissional em educação: implicações na profissionalidade docente. Crítica Educativa, Sorocaba-SP, 2018, v. 4, n. 2, p. 5-18. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/325/409. Acesso em: 19 fev. 2024.