Uma experiência de autoconfrontação simples na Educação Infantil:

vivência de uma coordenadora pedagógica em Diadema - SP

Autores

  • Leila Cilene da Silva
  • Patrícia Aparecida Bioto

Palavras-chave:

Formação de professores, Coordenador pedagógico, Autoconfrontação simples, Educação Infantil

Resumo

Este artigo retoma pontos reflexivos de uma pesquisa realizada no programa de mestrado profissional em uma universidade na cidade de São Paulo. Objetivou-se investigar sobre a atuação formadora e articuladora do coordenador no cotidiano escolar. Para a composição deste trabalho foram convidados professores da rede pública municipal de uma escola de Diadema que oferta a Educação Infantil. Realizou-se a metodologia de cunho qualitativo, tipo multidimensional com foco na autoconfrontação simples. Os instrumentos de coleta de dados foram, a saber: questionários, entrevistas, formação continuada com vinte e dois professores, observação de práticas, diálogos entre professores e coordenador, análises das práticas e das estratégias formativas do coordenador. A autoconfrontação foi registrada por meio de filmagens e, posteriormente, compartilhada com os professores, que ao reverem e analisarem suas práticas, estabeleceram diálogos e reflexões com o coordenador pedagógico/pesquisador. A pesquisa se fundamentou nos seguintes autores: Fátima Freire, Francisco Imbernón, Patricia Bioto, Vera Placco e em documentos oficiais tais como: Diretrizes Curriculares Nacionais e Projeto Político-Pedagógico da Unidade Escolar. Os dados apontam para a essencialidade do trabalho colaborativo, bem como os processos formativos que consideram o contexto da escola e os saberes docentes, fatores intrínsecos à qualificação da prática docente e do desenvolvimento profissional tanto dos professores quanto do coordenador pedagógico. Os resultados demonstram como o processo dialógico e reflexivo, via a metodologia de autoconfrontação simples provocam e impulsionam a criação de uma cultura colaborativa no desenvolvimento da formação continuada em contexto.

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Referências

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Publicado

26-02-2024