A invisibilidade do professor com deficiência em IES no ensino remoto emergencial
Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Pessoa com deficiência, Deficiência auditivaResumo
Objetiva-se dialogar sobre os impactos vivenciados no exercício profissional de
docente com deficiência auditiva que usufrui de Aparelho de Amplificação Sonora Individual
(AASI) e seus recursos em tempos de ensino remoto emergencial, que se tornou estratégia das
universidades para se manter os cursos e calendários acadêmicos em período pandêmico.
Metodologicamente, foi utilizado o diário pessoal e profissional com registros desde o ano de
2020. As unidades temáticas para discussão são: 1) a deficiência auditiva e o não
reconhecimento institucional; 2) AASI e demais recursos; 3) Exaustão auditiva; 4) Diálogo em
videochamada – ensino; 5) Atividades na graduação e na pós-graduação (de pesquisa ou em
rede); 6) Oscilação do sinal de internet e seus impactos. A análise se deu por meio de
categorização (BARDIN, 2015). Dentre os resultados, elenca-se: estratégias são necessárias
para se minimizar os impactos de sobrecarga auditiva; as atividades em modo remoto podem
contribuir com o exercício docente do professor com deficiência auditiva usuário de AASI e
outros recursos
Downloads
Referências
AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Comissão aprova regulamentação de aposentadoria de
servidor com deficiência. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/836852-comissaoaprova-regulamentacao-de-aposentadoria-de-servidor-com-deficiencia/. Acesso em: 19 fev.
ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de; MENDES, Iasmin Araújo Bandeira; ARAÚJO, Jamila
Monteiro. Ensino Remoto Emergencial: as experiências de uma escola pública e de uma
particular em Campina Grande/PB. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, v. 18, n. 3, p. 310-335,
DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2476
ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Educação a distância no
Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao Ensino Superior. Educação em
Revista, v. 31, n. 03, jul.-set, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698117010
BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. 1. ed. Edições 70. 2015.
BERNARDO, Kelen Aparecida da Silva; MAIA, Fernanda Landolfi; BRIDI, Maria Aparecida.
As configurações do trabalho remoto da categoria docente no contexto da pandemia covid-19.
Revista Novos Rumos Sociológicos, v. 8, n. 14, p. 1-32, 2020. DOI:
https://doi.org/10.15210/norus.v8i14.19908
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 14/2022. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=238781-
pcp014-22&category_slug=julho-2022-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 19 fev. 2024.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 34/2023. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=252671-
pcp034-23&category_slug=agosto-2023-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 19 fev. 2024.
BRASIL. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Disponível
em:<https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3025/portaria-mec-n-345-
#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20substitui%C3%A7%C3%A3o%20das,12%20d
e%20maio%20de%202020.>. Acesso em: 19 fev. 2024.
BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Disponível em:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso
em: 19 fev. 2024.
BRASIL. Parecer nº 19, de 08 de dezembro de 2020. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167131-
pcp019-20&category_slug=dezembro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 fev. 2024.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2007. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20
de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2007.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394,
de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília,
BRASIL. Imposto sobre a renda – pessoa física. Perguntas e Respostas. Ministério da Economia,
BRASIL. Nota técnica Nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE, de 23 de janeiro de 2014.
Brasília, 2014.
FIOCRUZ. Deficiência Auditiva. Disponível em:
<https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficiencia-auditiva.htm>. Acesso em: 19
fev. 2024.
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado: Igualdade Formal e Material. 16. ed.
São Paulo: Saraiva, 2010.
LIMA, Katia Regina Souza; SOUSA, Adrianyce A. Silva de; MARTINS, Livia Prestes Lima.
Ensino remoto emergencial e intensificação do trabalho docente. Revista Libertas, Juiz de Fora,
v. 21, n. 2, p. 554-573, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.35244
MAUAD, Samara Tereza; FREITAS, Léia Gonçalves. Ensino remoto emergencial e o estágio
supervisionado em educação em tempos de pandemia da COVID-19. Revista de Estudos em
Educação e Diversidade, v. 2, n. 4, p. 1-27, abr./jun. 2021. DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8318
OMS. Organização Mundial de Saúde. COVID-19. Disponível em:
<https://www.who.int/es/news-room/questions-and-answers/item/coronavirus-disease-covid-19-
how-is-it-transmitted>. Acesso em: 19 fev. 2024.
SILVA, Marta Henrique da; ABRANCHES, Sérgio Paulino. Formação Continuada de
Professores no Contexto da Educação a Distância: concepções de docentes formadores sobre
essa relação. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, MS, jan./nov., n. 4,2015. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3293>. Acesso em: 19
fev. 2024.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa
qualitativa em Educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1987