A invisibilidade do professor com deficiência em IES no ensino remoto emergencial

Autores

  • Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Pessoa com deficiência, Deficiência auditiva

Resumo

Objetiva-se dialogar sobre os impactos vivenciados no exercício profissional de
docente com deficiência auditiva que usufrui de Aparelho de Amplificação Sonora Individual
(AASI) e seus recursos em tempos de ensino remoto emergencial, que se tornou estratégia das
universidades para se manter os cursos e calendários acadêmicos em período pandêmico.
Metodologicamente, foi utilizado o diário pessoal e profissional com registros desde o ano de
2020. As unidades temáticas para discussão são: 1) a deficiência auditiva e o não
reconhecimento institucional; 2) AASI e demais recursos; 3) Exaustão auditiva; 4) Diálogo em
videochamada – ensino; 5) Atividades na graduação e na pós-graduação (de pesquisa ou em
rede); 6) Oscilação do sinal de internet e seus impactos. A análise se deu por meio de
categorização (BARDIN, 2015). Dentre os resultados, elenca-se: estratégias são necessárias
para se minimizar os impactos de sobrecarga auditiva; as atividades em modo remoto podem
contribuir com o exercício docente do professor com deficiência auditiva usuário de AASI e
outros recursos

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Referências

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Publicado

26-02-2024