Educação especial e pandemia da covid-19:
diálogos com redes públicas de ensino do Espírito Santo
Palavras-chave:
Educação Especial, Pandemia da Covid-19, PolíticasResumo
O estudo traz reflexões sobre os processos de escolarização de estudantes público da
Educação Especial no período da Pandemia da Covid-19, adotando, como ponto de análise,
redes dialógicas com profissionais da Educação em atuação em duas redes públicas de ensino
do Espírito Santo. Fundamenta-se em autores que investigam o direito social à Educação e,
metodologicamente, constitui-se por meio da pesquisa qualitativa e exploratória. Os dados
foram produzidos por intermédio de grupos focais, realizados presencialmente com
profissionais em atuação em escolas e nas Secretarias Municipais de Educação. Em cada esfera,
contou com aproximadamente 15 participantes. Como resultados, a investigação aponta que as
principais políticas implementadas foram: a) adoção do ensino remoto emergencial; b)
investimentos na formação dos professores para uso das tecnologias como ferramenta
pedagógica. Em um espectro mais amplo, os estudantes tiveram seus processos de formação
fragilizados em virtude da ausência dos processos de mediação presenciais e falta de recursos
para o ensino remoto emergencial. No âmbito da Educação Especial, esse cenário foi
intensificado, porque, além dos impactos outrora apresentados, ocorreram dificuldades na
oferta do atendimento educacional especializado e a acessibilidade necessária para
envolvimento dos alunos nas atividades curriculares.
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