Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum:
Estudo de caso em um curso de licenciatura em pedagogia
Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Curso de Pedagogia, Educação EspecialResumo
Apresentar e analisar a metodologia desenvolvida para a oferta da disciplina de
educação especial em Curso de Pedagogia, de uma instituição pública federal de ensino com o
objetivo de proporcionar condições favoráveis para a conscientização da inclusão como
direito. O relato estruturou-se em três semestres letivos em turmas diferentes de licenciatura
em Pedagogia, do 5º período, no período de 2021 a 2023. Do ponto de vista metodológico
trata-se de um estudo de caso cunhado na pesquisa qualitativa. O método utilizado perpassou
por contribuições em rede, por meio de palestras e rodas de conversas com pesquisadoras da
temática, além das exposições dialógicas sobre a temática. Os resultados demonstram que a
práxis docente compreendida nesse relato perpassa pela reflexão-ação-reflexão como processo
de profissionalização de licenciandas, apoiada por uma rede de professores/pesquisadores,
que também buscam trocar seus conhecimentos e experiências como forma de melhorar sua
performance em sala de aula. A inclusão social e escolar para todas as pessoas com
deficiência, levando em conta tamanha diversidade que demanda as salas de aulas da rede
pública de todo o país pode favorecer o senso de reconhecimento das diferenças individuais e
coletivas e oportunizar repertório para fortalecimento do enfrentamento para uma educação
especial inclusiva.
Downloads
Referências
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Secretaria de Educação Especial – MEC/SEESP, 2008.
_______. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015 (2015). Institui a Lei brasileira de inclusão
da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial d União,
Brasília, DF, 7 jul, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.
LOSS, Adriana Salete; ROSA Maria Geralda Oliver; BASSOLI, Sheila Marques Duarte. A
Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais: concepções de Docentes. In:
LOSS, Adriana Salete; GALLERT, Claudia; GÓES, Eliane P. de. (orgs.) Conscientizar,
incluir e humanizar no ensino superior: comemoração ao centenário de Paulo Freire.
Campo Mourão, PR: Editora Fecilcam, 2003.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Afonso. Pesquisa em Educação – abordagens
qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São
Paulo: Moderna - (Coleção cotidiano escolar), 2003.
IFES. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2019
RODRIGUES, David. Os desafios da equidade e da inclusão na formação de professores. In:
OLIVEIRA, I.M.; RODRIGUES, D.; JESUS, D.M. Formação de professores, práticas
pedagógicas e inclusão escolar: perspectivas luso-brasileira. Vitória: Edufes, 2017.
STAINBACK, S. et al. A aprendizagem nas escolas inclusivas: e o currículo? In: Stainback, S.
& Stainback, W. Inclusão: Um guia para educadores. Tradução de Magda França Lopes.
Porto Alegre: Artmed Editora S.A., pg. 240 – 250, 1999