Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum:

Estudo de caso em um curso de licenciatura em pedagogia

Autores

  • Carline Santos Borges
  • Maria Geralda Oliver Rosa

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Curso de Pedagogia, Educação Especial

Resumo

Apresentar e analisar a metodologia desenvolvida para a oferta da disciplina de
educação especial em Curso de Pedagogia, de uma instituição pública federal de ensino com o
objetivo de proporcionar condições favoráveis para a conscientização da inclusão como
direito. O relato estruturou-se em três semestres letivos em turmas diferentes de licenciatura
em Pedagogia, do 5º período, no período de 2021 a 2023. Do ponto de vista metodológico
trata-se de um estudo de caso cunhado na pesquisa qualitativa. O método utilizado perpassou
por contribuições em rede, por meio de palestras e rodas de conversas com pesquisadoras da
temática, além das exposições dialógicas sobre a temática. Os resultados demonstram que a
práxis docente compreendida nesse relato perpassa pela reflexão-ação-reflexão como processo
de profissionalização de licenciandas, apoiada por uma rede de professores/pesquisadores,
que também buscam trocar seus conhecimentos e experiências como forma de melhorar sua
performance em sala de aula. A inclusão social e escolar para todas as pessoas com
deficiência, levando em conta tamanha diversidade que demanda as salas de aulas da rede
pública de todo o país pode favorecer o senso de reconhecimento das diferenças individuais e
coletivas e oportunizar repertório para fortalecimento do enfrentamento para uma educação
especial inclusiva.

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Referências

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Publicado

26-02-2024