O pensar reflexivo e o saber-formar docente no contexto do mestrado profissional
Palavras-chave:
Saber-formar, Pensar reflexivo, Retrato sociológico, John DeweyResumo
Apresenta-se aqui o relato de uma pesquisa na área da formação de professores,
realizada no programa de mestrado profissional em educação de uma universidade privada na
cidade de São Paulo. Baseado nos retratos sociológicos das participantes, na análise das
relações dos contextos sociais que se revelaram durante suas atuações profissionais, e a partir
da aplicação e teorização de suas pesquisas-formação, buscou-se identificar a constituição do
pensar reflexivo, segundo Dewey (1959). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja
preocupação é analisar como são superadas as lacunas, na prática, para a formação de
professores reflexivos. O viés teórico inclui pesquisas na área da educação, filosofia e
sociologia, que convergem para a epistemologia da prática (Schön, 1997). Os resultados trazem
dados e relatos de intervenções e reflexões, que podem subsidiar os programas de formação
continuada de professores. Propõe-se um novo enlaçamento para a formação de professores
formadores (assistentes pedagógicos e coordenadores de serviços educacionais), por meio da
pesquisa científica guiada pela pesquisa-formação no contexto escolar, em relação e subsidiado
pelo contexto do mestrado profissional em educação, assumindo uma ambiência de pesquisa e
produção de conhecimento, que inclui o suporte da pesquisa-ação e o trabalho colaborativo
entre professores, professor-pesquisador e professor-orientador, de onde emerge o saber-formar
docente.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo:
Cortez, 2011. (Coleção questões da nossa época, v. 8).
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa de Tzvetan
Todorov. Introdução e tradução do russo de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes,
CAETANO, Ana. Vidas reflectidas: sentidos, mecanismos e efeitos da reflexividade
intelectual. 2013. 438 f. Tese (Doutorado) – Departamento de Sociologia, Instituto
Universitário de Lisboa, Lisboa, 2013.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins
Fontes, 2010. (Coleção Todas as Artes).
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo
educativo: uma reexposição. Nova tradução e notas de Haydée de Camargo Campos. 2. ed.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
FERREIRA, Patrícia Angélica. Retratos sociológicos de cinco mulheres: da educação básica
ao mestrado. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nove de Julho, São Paulo,
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O pensamento reflexivo na busca e no uso da
informação na comunicação científica. 2008. 240 f. Tese (Doutorado) – Departamento de
Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
LAHIRE, Bernard. Retratos Sociológicos: disposições e variações individuais. Tradução de
Didier Martin e Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Artmed, 2008. E-book.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.
São Paulo: EPU, 1986.
OLIVEIRA, Lúcia Matias da Silva. As formas identitárias nos contextos de trabalho: uma
análise da profissionalidade docente. 2014. 268 f. Tese (Doutorado) – Programa de estudos
pós-graduados em educação: História, Política e Sociedade, Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo, São Paulo, 2014
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professores reflexivos no Brasil: gênese e
crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PRADO, Gilvonete Schimitz do. Um olhar sobre o percurso de constituição de duas
professoras dos anos iniciais sob a perspectiva da intelectualidade docente: desafios e
possibilidades. 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nove de Julho, São Paulo,
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a
aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007. E-book.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio.
Os professores e a sua formação. v. 2. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 77-91.
SUFICIER, Darbi Masson. Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da
FCL/Ar. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e
Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no
magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000. Disponível
em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013. Acesso em: 21 jul. 2023