O pensar reflexivo e o saber-formar docente no contexto do mestrado profissional

Autores

  • Eliene Duarte
  • Patrícia Aparecida Bioto

Palavras-chave:

Saber-formar, Pensar reflexivo, Retrato sociológico, John Dewey

Resumo

Apresenta-se aqui o relato de uma pesquisa na área da formação de professores,
realizada no programa de mestrado profissional em educação de uma universidade privada na
cidade de São Paulo. Baseado nos retratos sociológicos das participantes, na análise das
relações dos contextos sociais que se revelaram durante suas atuações profissionais, e a partir
da aplicação e teorização de suas pesquisas-formação, buscou-se identificar a constituição do
pensar reflexivo, segundo Dewey (1959). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja
preocupação é analisar como são superadas as lacunas, na prática, para a formação de
professores reflexivos. O viés teórico inclui pesquisas na área da educação, filosofia e
sociologia, que convergem para a epistemologia da prática (Schön, 1997). Os resultados trazem
dados e relatos de intervenções e reflexões, que podem subsidiar os programas de formação
continuada de professores. Propõe-se um novo enlaçamento para a formação de professores
formadores (assistentes pedagógicos e coordenadores de serviços educacionais), por meio da
pesquisa científica guiada pela pesquisa-formação no contexto escolar, em relação e subsidiado
pelo contexto do mestrado profissional em educação, assumindo uma ambiência de pesquisa e
produção de conhecimento, que inclui o suporte da pesquisa-ação e o trabalho colaborativo
entre professores, professor-pesquisador e professor-orientador, de onde emerge o saber-formar
docente.

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Publicado

26-02-2024