Formação e profissionalização docente no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Autores

  • Patrícia de Oliveira Prata
  • José Lucas Pedreira Bueno
  • Marília Villela de Oliveira

Palavras-chave:

Autonomia, Identidade, Saberes docentes, Alfabetização, Formação Continuada, PNAIC

Resumo

O trabalho discute as concepções que envolveram a formação continuada dos
professores alfabetizadores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Partindo da problemática sobre como alguns princípios da formação e profissionalização
docente foram, ou não, apropriados e contextualizados pelo PNAIC, elaboramos uma revisão
de literatura pautada pela construção de um diálogo entre algumas concepções de formação
continuada, identidade, autonomia e saberes da docência e avaliações nacionais, para analisar
e discutir o maior programa de formação de professores já realizado no Brasil. As reflexões
apontaram que o PNAIC pode ser considerado como uma das políticas públicas de formação
de professores alfabetizadores que mais se aproximou de uma proposta de formação para a
elaboração do pensamento autônomo, de orientação ideológica democrática e
autoparticipativa. Também constatamos que o PNAIC se manteve resistente às concepções
oficiais e da gestão das redes, que historicamente tenderam a privilegiar a técnica, não
estimular o pensamento crítico, desconsiderar os saberes docentes e não promover a
autoparticipação do professor na elaboração da própria formação continuada. Conferimos
ainda que o PNAIC não superou esses obstáculos em medida ampla, mas se constituiu em um
caso que suscitou a possibilidade de propormos e executarmos políticas públicas de formação
de professores capazes de atender os anseios docentes de superação das concepções acríticas e
alinhadas à ideologia dominante.

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Publicado

26-02-2024