Classe bilíngue de surdos no Estado de Veracruz/México:

um relato de experiência

Autores

  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Claudiana Raymundo dos Anjos
  • Paula Debossan Borges
  • Fabiano Duarte Valente

Palavras-chave:

Educação de surdos, Educação bilíngue, Norbert Elias

Resumo

Objetiva-se apreender aspectos de um projeto de uma classe bilíngue para
escolarização de surdos sistematizada pela Secretaria de Educação Pública de
Veracruz/México. Trata-se de relato de experiência apoiado nos constructos da Sociologia
Figuracional elaborada por Norbert Elias, especialmente, nas noções de figuração,
interdependência e equilíbrio de poder. Elege-se as conversas e a observação participante como
procedimentos de produção de dados. Dialoga-se com estudos brasileiros e mexicanos que
tematizam a educação bilíngue para estudantes surdos. Conclui-se que a experiência na classe
bilíngue evidenciou a adoção de práticas alinhadas com diretrizes da literatura especializada.
Em outros termos, percebem-se que as práticas de uma professora bilíngue ganham destaque
quando apoiadas na perspectiva da diferença e com valorização da Língua Mexicana de Sinais
(LSM).

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Publicado

26-02-2024