Classe bilíngue de surdos no Estado de Veracruz/México:
um relato de experiência
Palavras-chave:
Educação de surdos, Educação bilíngue, Norbert EliasResumo
Objetiva-se apreender aspectos de um projeto de uma classe bilíngue para
escolarização de surdos sistematizada pela Secretaria de Educação Pública de
Veracruz/México. Trata-se de relato de experiência apoiado nos constructos da Sociologia
Figuracional elaborada por Norbert Elias, especialmente, nas noções de figuração,
interdependência e equilíbrio de poder. Elege-se as conversas e a observação participante como
procedimentos de produção de dados. Dialoga-se com estudos brasileiros e mexicanos que
tematizam a educação bilíngue para estudantes surdos. Conclui-se que a experiência na classe
bilíngue evidenciou a adoção de práticas alinhadas com diretrizes da literatura especializada.
Em outros termos, percebem-se que as práticas de uma professora bilíngue ganham destaque
quando apoiadas na perspectiva da diferença e com valorização da Língua Mexicana de Sinais
(LSM).
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro
de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade
de educação bilíngue de surdos. Disponível em:
<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm>. Acesso em:
fev. 2024.
BAZILATTO, Alexandre. Surdez, linguagem e conhecimento na educação superior:
trajetórias formativas de surdos no Brasil e no México. 2017. 158 f. Tese (Doutorado em
Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do EspíritoSanto, Vitória, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/items/1604a2d0-534e-45b2-
be2f-de3994d8090d. Acesso em: 26 fev. 2024.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro
humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
COSTA JUNIOR, Euluze Rodrigues da Costa. Modelação de uma política cooperativa na
formação de estudantes surdos no Ensino Superior. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado
em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do
Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/posgraduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=9409. Acesso em: 26 fev. 2024.
COSTA JUNIOR, Euluze Rodrigues da Costa. Processos de formalização-informalização
na formação de TILS brasileiros e mexicanos: uma abordagem sociológica figuracional.
149 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação,
Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em:
https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=15936. Acesso em:
fev. 2024.
CRUZ-ALDRETE, Miroslava. Reflexiones sobre la Educación Bilingüe Intercultural para el
sordo en México. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, v. 3, n. 1, p. 133-145,
jan. 2009. Disponível em: https://www.rinace.net/rlei/numeros/vol3-num1/art9.html. Acesso
em: 08 fev. 2024.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do estado e civilização. Rio de Janeiro:
Zahar, 1993. v. 2.
ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir
de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2. ed. Rio de Janeiro.
Zahar, 2011. v.1.
FRANCO, Patrícia Lopes Jorge et al. Uma revisão sistemática sobre bilinguismo na
educação de surdos. Cadernos da Fucamp, v. 22, n. 57, p. 1-31, ago. 2023. Disponível em:
https://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2799. Acesso em: 08
fev. 2024.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo
Horizonte: Autentica, 2014.
MARTÍNEZ-OLVERA, Waltraud et al. Inclusión educativa del Sordo: panorama en México
y Veracruz. Revista Stultifera, Puerto Montt, v. 7, n. 1, p. 221-251, 22 jan. 2024.
Disponível em: http://146.83.217.169/index.php/revstul/article/view/7401. Acesso em: 08
fev. 2024.
MILANEZI, Tamille Correia de Miranda. Inter-relações surdos e ouvintes no processo de
apropriação do conhecimento escolar por estudantes surdos. 2016. 164 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal
do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/posgraduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=9876. Acesso em: 26 fev. 2024.
NUNES, Sylvia da Silveira et al. Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?.
Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 537-545, dez. 2015. Disponível
em: https://www.scielo.br/j/pee/a/GK4bQcHj8pW5h6XnXkBpHDs/. Acesso em: 08 fev.
LODI, Ana Claudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política
Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 1,
p. 49-63, mar. 2013. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ep/a/sr67CQpjymCWzBVhLmvVNKz/#. Acesso em: 26 fev. 2024.
PÉREZ-CASTRO, Judith; CRUZ-CRUZ, Johan Cristian. Experiencias de inclusiónexclusión de un grupo de sordos usuarios de la Lengua de Señas Mexicana. Revista
Latinoamericana de Educación Inclusiva, Santiago, v. 15, n. 1, p. 39-54, jan. 2021.
Disponível em: https://www.rinace.net/rlei/numeros/vol15-num1/art4.html. Acesso em: 08
fev. 2024.
SILVA, Kleber Aparecido da; GUEDES, Sônia Margarida Ribeiro; DIAS, Tatiana Rosa
Nogueira. Educação bilíngue para surdos no Brasil: reflexões críticas. Cadernos de
Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 22, n. 2, p. 295-315, dez. 2021. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/40982. Acesso em: 08 fev. 2024.SILVA, K. S. X.; COSTA JUNIOR, E. R. O Tradutor Intérprete de Libras educacional:
reflexões a partir de diferentes figurações escolares. In: Michélle Barreto Justus. (Org.).
Políticas públicas na educação brasileira: caminhos para a inclusão 2. Ponta Grossa:
Atena, 2019, v. 2, p. 42-52.
VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; VIEIRA-MACHADO, Leonardo Lúcio.
Práticas e políticas de ensino de língua portuguesa como L2 para surdos usuários de Libras.
Revista (Con)textos linguísticos, v. 14, n. 27, jul./dez. 2020, p.320-339.