A Formação Continuada de Professores em Programas Profissionais em Educação

Autores

  • Gesica Guedes Santana Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Cristina Mara Javarini Moro Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Andressa Caetano Mafezoni Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Andréia Ramos dos Santos Trindade Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Formação Continuada, Programas Profissionais em Educação, Inclusão Escolar

Resumo

O artigo versa sobre a formação continuada de professores em Programas Profissionais em Educação a partir da análise de estudos desenvolvidos nas cinco regiões brasileiras, considerando as concepções de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva e os impactos dessas concepções no trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Os resultados mostram que os Programas Profissionais em Educação estão se constituindo como espaços importantes para o fortalecimento da formação continuada de professores e para o estabelecimento de concepções alinhadas aos princípios da Educação Especial e inclusão escolar, contribuindo para avanços na educação básica. A qualidade da educação aparece associada à formação oferecida aos seus profissionais.

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Publicado

27-02-2024