A mediação e o processo de constituição da subjetividade em crianças com necessidades educacionais especiais no contexto da educação infantil
Autores
Marcela Gama da Silva Gomide
Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo
Há em nossa sociedade a extrema necessidade de se assegurar meios de constituições subjetivas singulares e de reconhecer a subjetivação do outro como legítima. A compreensão do processo de desenvolvimento da criança com necessidades educacionais especiais, a partir principalmente das relações pedagógicas, que se apresentam permeadas por complexas e múltiplas relações, se faz de extrema importância. Dessa forma, autores como Bakhtin e Vygotsky vêm nos embasar a partir dos pressupostos sócio-históricos, em torno da subjetivação do sujeito na/com a sociedade, como um processo de constituição dinâmico. O referido estudo nos fez compreender a importância da mediação na transformação do modo de ser e estar de alunos com necessidades educacionais especiais que apresentam avanços pedagógicos e superações de limites que inicialmente estavam co-relacionados com seus comprometimentos.