A mediação e o processo de constituição da subjetividade em crianças com necessidades educacionais especiais no contexto da educação infantil

Autores

  • Marcela Gama da Silva Gomide Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Há em nossa sociedade a extrema necessidade de se assegurar meios de constituições subjetivas singulares e de reconhecer a subjetivação do outro como legítima. A compreensão do processo de desenvolvimento da criança com necessidades educacionais especiais, a partir principalmente das relações pedagógicas, que se apresentam permeadas por complexas e múltiplas relações, se faz de extrema importância. Dessa forma, autores como Bakhtin e Vygotsky vêm nos embasar a partir dos pressupostos sócio-históricos, em torno da subjetivação do sujeito na/com a sociedade, como um processo de constituição dinâmico. O referido estudo nos fez compreender a importância da mediação na transformação do modo de ser e estar de alunos com necessidades educacionais especiais que apresentam avanços pedagógicos e superações de limites que inicialmente estavam co-relacionados com seus comprometimentos.

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Publicado

30-06-2009