"Se vira nos 50": reflexões sobre práticas docentes e os espaçostempos da sala de aula
Autores
Bruno dos Santos Prado Moura
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Idelvon da Silva Poubel
Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo
Diante das mais variadas situação no cotidiano escolar cabe ao professor “se virar” para “dar contado recado” e “fazer” o aluno aprender. Várias pesquisas acadêmicas apontam para necessidade de se pensar a educação da/na escola dentro dos seus ritmos, tensões, negociações, resistências, emergências e imposições. Propomos problematizar algumas situações de sala de aula enquanto espaçotempo de construção de conhecimento nos cinquenta minutos que correspondem a uma aula, trazendo à tona breves reflexões a cerca das “saias-justas” vividas pelos docentes com uso de táticas e estratégias por parte dos professores. No sentido de encontrar pistas que nos façam pensar os espaçostempos da educação para além da sala de aula convidamos os leitores deste artigo ao exercício da reflexão apresentada.