Educomunicação: uma forma de interação social

Autores

  • Priscila Lorena Valadão Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Na atualidade, o estudo da construção do conhecimento por meio das interações sociais tem obtido destaque em diferentes campos da Educação. Esse movimento não é por acaso, é fruto da influência dos meios de comunicação de massa na construção das narrativas cotidianas e das grandes transformações promovidas pelas Novas Tecnologias. Nesse sentido, este artigo busca apresentar como caminho para a investigação científica o uso da análise do discurso, vindo essa a contribuir de forma contundente com a Educomunicação – entendida aqui como um campo emergente de intervenção social, que promove o planejamento, a implementação e a avaliação de processos e produtos, criando e fortalecendo ecossistemas comunicativos abertos, democráticos e participativos em espaços educativos, presenciais ou mesmo virtuais, tendo como conseqüência a melhoria do coeficiente comunicativo das ações educativas, incluindo nesse contexto, as relacionadas com o uso dos recursos da informação nos processos de aprendizagem.

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Publicado

31-12-2009