Hannah Arendt e a educação: apontamentos e reflexões

Autores

  • Marluce Leila Simões Lopes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sérgio Pereira dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo origina-se do estudo, do debate e das problematizações advindas das contribuições epistemológicas e teóricas da filósofa Hannah Arendt. Aborda e ressalta a importância dessa autora para o campo educacional, sobretudo no que concerne aos conceitos de autoridade e de educação em seu sentido ampliado. Isso é evidenciado pela perspicácia intelectual de Arendt em seus estudos macropolíticos que culminam numa inegável articulação com o movimento da educação e seus desdobramentos ao longo do processo histórico. Arendt favorece um processo analítico e reflexivo acerca da educação como fator intrínseco aos ditames políticos, sociais, econômicos, culturais e ideológicos, no sentido de que esses, necessariamente, determinam as viáveis e variadas perspectivas de efetivação tanto de um discurso quanto de práticas educacionais demarcadas, assim como de uma específica forma societária. Para muito além de um arcabouço teórico fatalista e reducionista, as contribuições intelectuais de Arendt possibilitam-nos pensar a educação aparelhada pelos seus aparatos institucionais e, paradoxalmente a isso, vislumbrá-la como um tempo-espaço dos possíveis e das possibilidades, respeitando, necessariamente, os direitos humanos.

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Publicado

31-12-2011