Deficiência visual e a apropriação do conhecimento no Ensino Fundamental: possibilidades e desafios

Autores

  • Sanandreia Torezani Perinni UFES/ IFES

Resumo

 

Este estudo objetivou entender os modos de apropriação da língua inglesa por uma aluna cega matriculada nas salas comuns do ensino fundamental na rede estadual de ensino no município de Colatina. Estudo qualitativo na perspectiva do estudo de caso envolvendo a aluna cega, a professora de inglês e a professora do atendimento educacional especializado, a partir dos pressupostos teórico-filosóficos da abordagem sócio histórica. Os dados foram obtidos a partir de análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação das aulas de inglês e do contexto escolar, os quais revelaram que a escola tem conhecimento das diferenças existentes no contexto escolar, entretanto, no que refere às ações curriculares, constatou-se um currículo pouco flexível às necessidades dos alunos com e sem deficiência; no que refere-se à prática pedagógica para as aulas de língua inglesa, esta ainda privilegia a apresentação de conteúdos descontextualizados com foco gramatical, exercícios mecânicos e avaliações escritas; quanto à apropriação dos conhecimentos em língua inglesa pela aluna cega esta decorre em meio à dificuldades que vão desde a falta de materiais adequados até os sentidos atribuídos pelos sujeitos desse processo acerca da cegueira e da língua inglesa, ou seja, os desafios que existem nesse processo estão muito mais determinados pelo contexto social do que pelas características biológicas da aluna cega.

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Publicado

31-12-2014