Experiências-Sentidos com o local: tecendo formação e educação ambiental

Autores

  • Denize Mezadri de Almeida UFES

Resumo

 

Este trabalho problematiza formação e Educação Ambiental, tecidas na rede de sentidos propiciada por professores/as que realizam experiências com o local. Com essa proposta, ancorada nas narrativas, aventura-se em uma pesquisa qualitativa de mestrado, apoiada na metodologia da etnografia implicada (MACEDO, 2012). Tal pesquisa foi realizada nos encontros de área de professores/as oriundos/as de duas escolas públicas de ensino básico no interior de um estado brasileiro, com 11 (onze) professores/as que, nos anos de 2011 e 2012, realizaram experiências no local. A partir da questão "que sentidos os professores/as atribuem às experiências com o local" problematiza-se, principalmente nas fundamentações da experiência-sentido de Larrosa (2002), múltiplos e singulares sentidos ao que nos toca, nos passa com o espaço de convivência, como abordagem para as provocações na formação e educação ambiental. Nessas experiências e, ao nomear o sentido maior das mesmas no espaço de existência, cada professor/a diz o que faz, o que passa, tecendo redes nas invenções, inter-relações, visão, prazer, criações, dentre outras palavras-sentidos que sustentam sensibilidades na formação e Educação Ambiental.

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Publicado

31-12-2014