A prática de leitura e escrita desenvolvida na sala de recurso multifuncional para os alunos com deficiência intelectual

Autores

  • Rose Mary Fraga Pereira UFES

Resumo

 

O presente texto discute o processo de alfabetização desenvolvido, na sala de recurso multifuncional (SRM) e na sala de ensino regular com os alunos de seis anos com deficiência intelectual (DI), focando a análise das concepções e práticas dos processos de leitura e escrita pela via de um estudo de caso com observação participante, em uma escola pública de Vitória. Para discorrermos sobre esse processo de alfabetização encontramos apoio em Vygotsky (1994), Bakhtin (1981), Victor (2008), Gontijo (2002) sobre as reais necessidades para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, no que diz respeito à apropriação da leitura e da escrita pelo aluno. O processo investigativo envolverá três elementos/fases fundamentais: observação, planejamentos reflexivos com os professores, entrevistas e conversas. Alguns recursos contribuirão no processo de coleta de dados, tais como filmes, fotografias e gravações. Debruçando sobre esses teóricos em uma abordagem das questões humanas e sociais, trabalhando com as práticas pedagógicas em um panorama sócio-histórico. Este estudo se comporá de pesquisas para a inclusão da criança com DI no ambiente de linguagem da fala e da escrita.

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Publicado

31-12-2014