Atenção à pessoa com tentativa de suicídio em hospital geral: a voz de profissionais de enfermagem
Resumo
Introdução: A tentativa de suicídio se constitui em um fenômeno que acontece em nível de mundo, com impactos na esfera pessoal, familiar e social. Caracteriza-se como sendo um agravo na área da saúde e requer intervenções com vistas a evitar o desfecho fatal. Nesse contexto, o hospital geral se constitui em um local de atenção a pessoas que tentam suicídio, cuja intervenção profissional deve primar pela manutenção da vida e recuperação psicoemocional dos pacientes. Objetivo: Conhecer e analisar o perfil dos pacientes que tentaram suicídio internados em hospital de pequeno porte e os cuidados de enfermagem dispensados a esses usuários. Métodos: Pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e observação não participante, no período de janeiro a março de 2017. Participaram do estudo dez profissionais de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Os participantes expressaram suas percepções sobre as pessoas que tentaram suicídio, apontando causas que as levaram a isso, como desestrutura familiar, problemas econômicos, adoecimento mental, uso de substâncias psicoativas e desemprego. Ainda, elencaram os cuidados de enfermagem dispensados a esses pacientes, no momento da hospitalização, que incluem acolhimento, diálogo, escuta, observação, vigilância, retirada de objetos passiveis de serem utilizados em tentativas de suicídio, atividades de socialização e administração de medicação. Conclusão: A enfermagem tem papel importante no cuidado às pessoas com comportamento suicida hospitalizadas, para minimizar sofrimento, melhorar condição clínica e prevenir novas tentativas de suicídio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.