Caracterização de casos notificados de violência contra a gestante no Estado do Espírito Santo, no período de 2011 a 2016
Resumo
Introdução: A violência contra a mulher atinge diversos segmentos da sociedade, especificamente a violência que provoca ameaça física, sexual ou psicológica à mulher grávida que pode desencadear o aparecimento de sintomas como dores crônicas, infecções urinárias de repetição, transtornos do comportamento, depressão e tendência ao suicídio. Objetivo: Caracterizar epidemiologicamente casos de violência (física, psicológica e/ou sexual) contra as gestantes residentes no estado do Espírito Santo, no período de 2011 a 2016. Métodos: As análises basearam-se no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Utilizou-se o teste do Qui quadrado para definir associação ou não entre as variáveis, adotando-se nível de significância de 5% como regra de decisão (p<0,05). Também foram obtidos e analisados os valores dos resíduos estandardizados e do V de Cramer. Resultados: A maioria das gestantes agredidas tinha entre 20 e 34 anos de idade, residia em área urbana, era de raça parda, com apenas ensino fundamental, e no momento da agressão, que ocorreu dentro de casa, estava no primeiro trimestre da gestação. O agressor mais comum não é parente da vítima, e a violência física foi o tipo mais encontrado. A macrorregião metropolitana do Estado foi a que registrou maior número de notificações. Conclusão: É grave o quadro de violência contra a gestante no Estado, revelando taxas crescentes de agressões distintas e mais frequentes em um grupo populacional muito vulnerável. Há necessidade de aprimoramento da rede de atendimento à mulher, com opções reais de denúncia e busca da proteção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.