Chamada de artigos para o dossiê: "Medicina e alimentação na Antiguidade"

12-07-2023

O tema da Medicina e da Alimentação na Antiguidade vem tomando grande vulto nas últimas décadas do século XXI. Muitos historiadores renomados estão publicando capítulos de livros, coletâneas e livros autorais sobre o assunto, além de artigos em periódicos específicos sobre a História da Medicina na Antiguidade, como Asclepio: Revista de Historia de la Medicina y de la Ciencia (Espanha), Studies in Ancient Medicine (BRILL/Países Baixos) e Medicine and the Body in Antiquity (Routledge/Reino Unido), dentre outros.

A arte da cura e da alimentação são temas recorrentes à História do cotidiano e médicos como Hipócrates, Galeno e Oribásio de Pérgamo são considerados grandes perpetuadores de estudos médicos utilizados até hoje. Existia, na prática desses médicos e outros da Antiguidade Oriental e Clássica, o costume da escrita de manuais sobre o corpo humano, alimentação e exercícios físicos. Muitos desses manuais não chegaram até os nossos dias, mas os poucos disponíveis apontam para uma preocupação real em torno da saúde do indivíduo e de comunidades que ficavam sob a responsabilidade de um determinado médico.

Nas sociedades do Antigo Oriente Próximo, a medicina estava fortemente associada à religião. Os egípcios, por exemplo, acreditavam que as doenças eram causadas por desequilíbrios no corpo, e os tratamentos incluíam práticas como purificações, banhos, aplicação de pomadas e o uso de encantamentos mágicos. Na Grécia Antiga, por sua vez, a medicina estava relacionada a filósofos como Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental. Ele introduziu uma abordagem mais racional e baseada na observação, enfatizando a importância da dieta, do exercício físico e do cuidado com o corpo. Os gregos também acreditavam na teoria dos quatro humores (sangue, bile amarela, bile negra e fleuma) e buscavam equilibrá-los para manter a saúde.

A medicina na Roma Antiga foi muito influenciada pela dos egípcios, persas e pela dos gregos, porém com alguns avanços significativos como uma melhor especialidade nas práticas cirúrgicas. O conhecimento médico no período do Império Romano foi sendo ampliado por médicos como Galeno e, na Antiguidade Tardia, todo esse conhecimento foi aplicado e atualizado por médicos como Oribásio de Pérgamo, cuja maior inspiração foi seu conterrâneo, o médico citado anteriormente.  

Na antiguidade, a alimentação era baseada principalmente nos recursos disponíveis em cada região e nas práticas culturais específicas de cada sociedade. Os grãos e cereais eram os alimentos basilares para aqueles povos devido ao alto teor nutritivo, sua durabilidade e a facilidade de transportá-los. Alimentos mais perecíveis como legumes, frutas e carnes eram consumidos, ocasionalmente.  

Considerando que a medicina e a alimentação da Antiguidade eram influenciadas por crenças religiosas, filosóficas, práticas culturais e conhecimentos empíricos, fica evidente a ampla possibilidade de se desenvolver pesquisas sobre o material médico relacionado ou não à alimentação entre historiadores e arqueólogos da Antiguidade. Dessa forma, convocamos pesquisadores interessados nessa temática para enviarem suas contribuições para compor este dossiê sobre Medicina e Alimentação na Antiguidade. Será de suma importância receber artigos sobre o assunto já que tal conteúdo ainda se encontra pouco explorado no Brasil.

Profa. Dra. Margarida Maria de Carvalho e

Profa. Dra. Nathalia Monseff Junqueira

 

Prazo de submissão: 15 de abril de 2024

 

Conferir as informações sobre as diretrizes para submissão no link: https://periodicos.ufes.br/romanitas/about/submissions.