Direito romano 'in streaming'

Autores

  • Aline Vieira Malanovicz FDB Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i16.31428

Palavras-chave:

Direito Romano, Metodologias Ativas, Levantamento Filmográfico, Direito e Cinema

Resumo

Nas últimas décadas, percebeu-se o aumento do interesse despertado pelos Estudos Clássicos. Ao mesmo tempo, as tecnologias evoluíram, assim como os métodos de ensino. Um dos temas presentes nos projetos de investigação sobre o passado de Roma é o Direito Romano. E, atualmente, para o seu ensino, são pesquisadas metodologias ativas com uso de tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho para o ensino-aprendizagem do Direito Romano com base em metodologia ativa com uso de cenas de filmes e séries de televisão. É realizado um levantamento filmográfico focado no tema Direito Romano, realizado em canais de streaming de filmes e séries. São, então, exemplificadas algumas análises possíveis sobre a abordagem de determinados institutos do Direito Romano em filmes selecionados. É proposto o plano de atividade didática com práticas de busca de filmes e cenas, reflexão sobre os institutos e análise e interpretação relacional. Conclui-se que há amplo potencial de contribuição, para os Estudos Clássicos, do uso dos filmes e séries para reflexão sobre a sociedade da Roma antiga e o Direito Romano.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

VIEIRA MALANOVICZ, A. Direito romano ’in streaming’. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 16, p. 274–294, 2020. DOI: 10.17648/rom.v0i16.31428. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/31428. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Tema livre