Entre a caridade e o patrimônio: a oblação de crianças aos cenóbios e mosteiros no reino hispano-visigodo de Toledo do século VII

Autores

  • Renan Frighetto Universidade Federal do Paraná Departamento de História

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i16.33068

Palavras-chave:

Antiguidade Tardia, Reino hispano-visigodo de Toledo, Comunidade monástica, Caridade, Oblação

Resumo

Os estudos sobre a infância no mundo tardo-antigo sempre estiveram relacionados com a história da família. Tal integração acabou lançando as análises sobre a participação das crianças em termos jurídicos e patrimoniais ao esquecimento, algo que tanto a documentação legislativa civil como a eclesiástica contradizem. Além das questões que envolvem a herança patrimonial e que têm uma importância sociopolítica essencial no contexto do reino hispano-visigodo de Toledo do século VII, destacamos a ação de oferta da parte dos pais ou parentes de seus filhos, prática conhecida como a oblatio monástica. Ao serem oferecidos, na mais tenra idade, às comunidades monásticas, os oblatos o faziam sem o seu consentimento, o que acabava gerando problemas futuros, como a tentativa de abandono da vida monástica, algo completamente vedado pelas autoridades eclesiástica e laica. Nesse estudo, buscamos observar uma interessante mudança de paradigma jurídico que permitia ao oblato optar se queria manter-se na condição monástica, uma inovação que nos apresenta a legislação hispano-visigoda como atualizada naquele contexto histórico em relação à tradição jurídica e cultural romana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Frighetto, Universidade Federal do Paraná Departamento de História

Doutor em História Antiga - Universidad de Salamanca

Professor Associado Departamento de História - Área de História Antiga - Antiguidade Tardia

Referências

Documentação textual

CONCÍLIO IV DE TOLEDO. Edición preparada por J. Vives, Th. Marín y G. Martínez. Concilios visigoticos e hispano-romanos. Barcelona/Madrid: CSIC, 1963, p. 186-225.

CONCÍLIO X DE TOLEDO. Edición preparada por J. Vives, Th. Marín y G. Martínez. Concilios visigoticos e hispano-romanos. Barcelona/Madrid: CSIC, 1963, p. 308-324.

CODEX THEODOSIANUS. Edição organizada por Th. Mommsen e P. M. Meyer. Theodosiani Libri XVI cum constitutionibus sirmondianis et leges novellae ad Theodosianum pertinentes. Berlim: Weidmannos, 1905.

GAIO. Instituições. Tradução e texto latino, introdução e notas de J. A. S. Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

ISIDORO DE SEVILHA. Diferencias: Libro I. Introducción, edición crítica, traducción y notas por C. Codoñer Merino. Paris: Les Belles Lettres, 1992.

ISIDORO DE SEVILHA. Etimologías. Notas y introducción general por J. Oroz Reta, M. A. Marcos Casquero y M. Díaz y Díaz. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1982. v. I y II.

ISIDORO DE SEVILHA. Santos Padres Españoles II. San Leandro, San Isidoro, San Fructuoso. Reglas monásticas de la España visigoda. Los tres libros de las Sentencias. Introducción y notas de J. Campos Ruiz y I. Roca Melia. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1971, p. 226-525.

JUSTINIANO. Instituciones de Justiniano. Traducción por M. Ortolán. Buenos Aires: Editorial Heliasta S.R.L., 1976.

LIBER ORDINUM. Liber Ordinum. Traduit par M. Ferotin. Paris: Librairie de Firmin-Didot et Cie, 1904.

LEX VISIGOTHORUM. Portugaliae Monumenta Historica. Leges et Consuetudines. Tradução de A. Herculano. Lisboa: Typis Academicis, 1856. v. I.

REGRA COMUM. Santos Padres Españoles II. San Leandro, San Isidoro, San Fructuoso. Reglas monásticas de la España visigoda. Los tres libros de las Sentencias. Introducción, traducción y notas de J. Campos Ruiz y I. Roca Melia. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1971, p. 172-211.

REGRA DE ISIDORO DE SEVILHA. Santos Padres Españoles II. San Leandro, San Isidoro, San Fructuoso. Reglas monásticas de la España visigoda. Los tres libros de las Sentencias. Introducción, traducción y notas de J. Campos Ruiz y I. Roca Melia. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1971, p. 90-125.

ULPIANO. Digesta Iustiniani Augusti. Edição de Th. Mommsen. Berlim: Weidmannos, 1870.

Obras de apoio

BAJO, F. El sistema asistencial eclesiástico occidental durante el siglo IV. Studia Historica. Historia Antigua, v. IV/V, n. 1, p. 189-194, 1986/1987.

BÉDARIDA, F. As responsabilidades do historiador expert. In: BOUTIER, J.; JULIA, D. (org.). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Editora FGV, 1998, p. 145-153.

BLAISE, A. Dictionnaire Latin-Français des auteurs chrétiens. Turnholt: Brepols, 1993.

BRAUDEL, F. História e Ciências Sociais. Lisboa: Presença, 1979.

BROWN, P. Power and persuasion in Late Antiquity: towards a Christian Empire. Madison: The University of Wisconsin Press, 1992.

CARRIÉ, J.-M.; ROUSSELLE, A. L’Empire Romain en mutation: des Sévères à Constantin (192-337). Paris: Éditions du Seuil, 1999.

CONSOLINO, F. E. Tradizionalismo e trasgressione nell’élite senatoria romana: ritratti di signore fra la fine del IV e l’inizio del V secolo. In: TESTA, R. L. (ed.). Le trasformazioni delle élites in età tardoantica. Roma: L’Erma di Bretschneider, 2006, p. 65-139.

DEY, H. W. ‘Diaconiae’, ‘xenodochia’, ‘hospitalia’ and monasteries: ‘social security’ and the meaning of monasticism in early medieval Rome”. Early Medieval Europe, v. 16, n. 4, p. 398-422, 2008.

DÍAZ MARTÍNEZ, P. C. Formas económicas y sociales en el monacato visigodo. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 1987.

DÍAZ MARTÍNEZ, P. C. Visigothic monasticism: written sources and everyday life. In: DELOUIS, O.; GAUBERT, M. M. (ed.) La vie quotidienne des moines en Orient et en Occident (IVe. – Xe. Siècle). Athénes: École Française d’Athénes, 2015, p. 337-349. v. I.

DOSSE, F. Renascimento do acontecimento. São Paulo: Editora da Unesp, 2013.

DUBY, G. O domingo de Bouvines 27 de julho de 1214. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

FRIGHETTO, R. A Antiguidade Tardia: Roma e as monarquias romano-bárbaras numa época de transformações (séculos II – VIII). Curitiba: Juruá, 2012.

FRIGHETTO, R. Da coxia ao palco da política: o cristianismo, sua ideologia e a partilha da autoridade na romanidade tardia (séc. IV – V). In: SILVA, E.; SILVA, G. V.; SILVA, R. A. (org.). O Império Romano e sua diversidade religiosa. Vitória: Edufes, 2019, p. 269-292.

FRIGHETTO, R. De rei a clérigo: a tonsura como mecanismo de afastamento político no reino hispano-visigodo de Toledo (século VII). Revista Diálogos Mediterrânicos, n. 18, p. 106 – 127, 2020.

GASPARRI, S.; LA ROCCA, C. Tempi barbarici: L’Europa Occidentale tra Antichità e Medioevo (300-900). Roma: Carocci, 2013.

GIARDINA, A. Esplosione di tardoantico. Studi Storici, v. 40, n. 1, p. 157-180, 1999.

GONZÁLEZ SALINERO, R. Las conversiones forzosas de los judíos en el reino visigodo. Roma: CSIC/Escuela Española de Historia y Arqueología en Roma, 2000.

GRUBBS, J. E. Marriage and family relationships in the Late Roman West. In: ROUSSEAU, P. (ed.) A companion to Late Antiquity. Oxford: Blackwell, 2009, p. 201-219.

HARTOG, F. Experiências do tempo: da História Universal à História Global. História, histórias, v. 1, n. 1, p. 1-22, 2013.

HARTOG, F. Crer em História. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

KING, P. D. Derecho y sociedad en el reino visigodo. Madrid: Alianza, 1981.

NATHAN, G. The family in Late Antiquity: the rise of Christianity and the endurance of tradition. London: Routledge, 2000.

NERI, C. Influenze monastiche e nuovi codici di comportamento per le élites laiche e le gerarchie ecclesiastiche. In: TESTA, R. L. (ed.). Le trasformazioni delle élites in età tardoantica. Roma: L’Erma di Bretschneider, 2006, p. 297-310.

ORLANDIS, J. Estudios sobre instituciones monasticas medievales. Pamplona: EUNSA, 1971.

ORLANDIS, J.; RAMOS-LISSÓN, D. Historia de los concilios de la España romana y visigoda. Pamplona: EUNSA, 1986.

RAPP, C. Holy bishops in Late Antiquity: the nature of Christian leadership in an age of transition. Berkeley: University of California Press, 1995.

SOTINEL, C. Les évêques italiens dans la societé de l’Antiquité Tardive: l’émergence d’une nouvelle élite? In: TESTA, R. L. (ed.). Le trasformazioni delle élites in età tardoantica. Roma: L’Erma di Bretschneider, 2006, p. 377-404.

TEJA, R. Emperadores, obispos, monjes y mujeres: protagonistas del cristianismo antiguo. Madrid: Trotta, 1999.

TEJA, R. ¿Romanos o cristianos? La apropiación de la identidad romana por el cristianismo. In: SILVA, G. V.; SILVA E. C. (org.). Fronteiras e identidades no Império Romano: aspectos sociopolíticos e religiosos. Vitória: GM, 2015, p. 93-118.

TESTA, R. L. The late antique bishop: image and reality. In: ROUSSEAU, P. (ed.). A companion to Late Antiquity. Oxford: Blackwell, 2009, p. 525-538.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

FRIGHETTO, Renan. Entre a caridade e o patrimônio: a oblação de crianças aos cenóbios e mosteiros no reino hispano-visigodo de Toledo do século VII. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 16, p. 190–207, 2020. DOI: 10.17648/rom.v0i16.33068. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/33068. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas sobre a infância na Antiguidade