Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.29327/rom.v26i.51482Palavras-chave:
Filósofos, Mundo Antigo, Rétores, SofistasResumo
Foi de nosso interesse, neste dossiê, analisar o papel desempenhado por sofistas, filósofos e rhetores na Antiguidade, destacando suas funções, estratégias discursivas, embates teóricos, interesses sociais, dentre outras questões que envolveram a atuação destes indivíduos. A partir de uma perspectiva interdisciplinar entre História, Filosofia, Literatura e Antropologia e de uma documentação bastante diversificada, os autores reunidos neste número se propuseram a compreender a atuação de uma série de sujeitos ou grupos do mundo antigo que, em virtude de suas expressões literárias e discursivas, reforçaram ou atenuaram identidades, posições ou projetos de poder. Os textos que o leitor encontrará nas próximas páginas são também um material valioso para a compreensão da circulação, produção e disseminação dos conhecimentos no Mediterrâneo antigo
Downloads
Referências
ANDERSON, G. The Second Sophistic: a cultural phenomenon in the Roman Empire. London: Routledge, 1993.
BOWERSOCK, G. W. Greek sophists in the Roman Empire. Oxford: Clarendon, 1969.
CARVALHO, M. M. Paideia e retórica no séc. IV d.C.: a construção da imagem do imperador Juliano segundo Gregório Nazianzeno. São Paulo: Annablume, 2010.
CASSIN, B. O efeito sofístico. São Paulo: Editora 34, 2005.
JONES, C. P. The Roman world of Dio Chrysostom. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.
REALE, G. História da Filosofia Antiga. São Paulo: Loyola, 1994. v. 3.
SILVA. S. C. O Império Romano do sofista grego Filóstrato nas viagens da ‘Vida de Apolônio de Tiana’ (século III d.C.). 2014. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2014.
STANTON, G. R. Sophists and philosophers: problems of classification. The American Journal of Philology, v. 94, n. 4, p. 350-364, 1973.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Esdra Erlacher

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a primeira publicação pela revista, com os devidos créditos.
d. Os textos da revista estão licenciados com uma Licença CC BY 4.0 Deed Atribuição 4.0 Internacional (CC BY).






















