Do cosmos antigo à cosmovisão cristã: o monstruoso entre o último período antigo e o advento da Cristandade
DOI :
https://doi.org/10.17648/rom.v0i6.11976Mots-clés :
Antiguidade, Cristianismo primitivo, AlteridadeRésumé
Almejamos tratar aqui de um problema fundamental que marcou imperativamente o período de transição que vai do último período antigo ao advento da Cristandade: a confluência de duas visões de mundo ora pautadas pelas continuidades (e no seu bojo pelos processos de apropriações, releituras, ressignificações) ora pelas rupturas. Aqui, em particular, trataremos da controversa concepção acerca da natureza dos seres marcados pela alteridade ou, se desejarmos, os seres monstruosos que, para além de uma abordagem estritamente historiográfica, nos ensejaram a discutir conceitos e percepções de profundas implicações antropológicas e filosóficas, como o belo e o feio, o bem e o mal, o semelhante e o diferente.
Téléchargements
Références
Documentação textual
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2012.
FILONE DI ALESSANDRIA. La Creazione del mondo. In: TUTTI I TRATATTI DEL COMMENTARIO ALLEGORICO ALLA BIBBIA. Testo Greco a fronte. Edizione a cura de Roberto Radici. Milano: Bompiani, 2005.
JULIO OBSECUENTE. Libro de los prodigios. Madrid: Clásicas, 1990.
JERÔNIMO. Vida de San Pablo. Obras de San Jeronimo. Madrid: BAC, 2002. v. 2.
JUSTINO. Apologia I e II: Padres Apologistas Griegos. Introdução, texto grego, versão espanhola e notas de Daniel Ruiz Buenos. Madrid: BAC, 2002.
LACTÂNCIO. Instituições divinas. Introdução, tradução e notas por E. Sánchez Salor. Madrid: Gredos, 1990. v. 2.
PLATONE. Republica. Testo greco a fronte. Edizione a cura de Enrico V. Maltese e Francesco Adorno. Roma: Newton Compton Editori, 2009.
PLOTINO. Enneadas. Testo greco a fronte. Edizione a cura de Giuseppe Faggin. Milano: Rusconi, 1996.
SAN AGUSTÍN. La ciudad de Dios. Madrid: BAC, 2009.
SANTO AGOSTINHO. A cidade de Deus. Petrópolis: Vozes, 2012.
Obras de apoio
BOIA, L. Entre l’ange et la bete: Le mythe de l’homme different de l’Antiquite a nos jours. Paris: Plon, 1995.
CHIARADONNA. R. Plotino. Roma: Carocci, 2014.
DODDS, E. R. Paganos y cristianos en una época de angustia. Madrid: Cristandad, 1975.
ECO, U. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007.
GILSON, É. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. São Paulo: Paulus, 2007.
______. O espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GRIMAL, P. Dicionário da mitologia grega e romana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
JAEGER, W. Cristianismo primitivo e paideia grega. Lisboa: Edições 70, 2001.
KAPPLER, C. Monstruos, Demonios y Maravillas afines de la Edad Media. Madrid: Akal, 2004.
REALE, G. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990. v. 1.
RUSSEL, J. B. Percepciones del mal, de la antiguidad al cristianismo primitivo. Barcelona: Laertes, 1995.
ZAMBON, F. L’ alfabeto simbolico degli animali. Roma: Corossi, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos 2016
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
a. L’Auteur mantient les droits d’Auteur et accorde à la revue le droit de première publication.
b. L’Auteur a l’autorisation pour assumer des contrats additionnels séparément, pour distribution non exclusive de la version du travail publiée dans cette revue (ex.: publier en répertoire institutionnel ou comme chapitre de livre), avec reconnaissance de l’Auteur et publication initiale dans cette revue.
c. L’Auteur a l’autorisation et est encouragé à publier et distribuer leur travail en ligne (ex.: dans des répertoires institutionnels ou dans votre page personnelle) après la première publication par la revue, avec les créances.
d. Les textes de la revue sont publiés sous Licence CC BY 4.0 Deed Attribution 4.0 International (CC BY).