O uso da metáfora 'sponsa Christi' por Cipriano de Cartago como estratégia para disciplinar a virgem cristã
DOI :
https://doi.org/10.17648/rom.v0i11.21819Mots-clés :
Cipriano de Cartago, Virgem cristã, Estratégia, De habitu uirginum, Sponsa ChristiRésumé
O bispo cartaginês Cipriano de Cartago escreveu, em 249, um tratado intitulado De habitu uirginum, no qual ele apresenta as virgens cristãs como mulheres virtuosas, mas também assinala as cautelas e as prevenções que elas devem ter em relação às tentações do mundo, que podem levá-las a abandonar a castidade e, sobretudo, a pudicitia. Em seu discurso, Cipriano faz uso de uma retórica persuasiva para tentar convencer a virgem a seguir as suas determinações e normas disciplinares. Para tanto, utiliza como estratégia, conceito cunhado por De Certeau, a metáfora sponsa Christi (esposa de Cristo), ressaltando o significado e a importância dessa expressão, de modo a justificar o comportamento exemplar, que ele espera ser adotado pela virgem cristã, baseado na modéstia e na obediência.
Téléchargements
Références
Documentação textual
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.
CIPRIANO DE CARTAGO. Obras de San Cipriano, Tratados, Cartas. Introducción, versión
y notas de Julio Campos. Madrid: BAC, 1964.
CIPRIANO DE CARTAGO. Obras completas. São Paulo: Paulus, 2016. v. 35/1.
Obras de apoio
ALEXANDRE, M. Do anúncio do Reino à Igreja: papéis, ministérios, poderes femininos. In: PERROT, M.; DUBY, G. (Ed.) História das mulheres no Ocidente: a Antiguidade. Porto: Afrontamento, 1990, p. 511-563. v. 1.
ASPEGREN, K. The male woman: a feminine ideal in the Early Church. Michigan: Acta Universitatis Upsaliensis, 1990.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
BROWN, P. Antiguidade Tardia. In: VEYNE, P. (Org.). História da vida privada: do Império Romano ao Ano Mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 213-284. v. 1.
BROWN, P. Corpo e sociedade: o homem, a mulher e a renúncia sexual no início do
cristianismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
CAMPOS, J. Introducción. In: CIPRIANO DE CARTAGO. Cartas e tratados. Madrid: BAC, 1964, p. 5-134.
CANTARELLA, E. La calamidad ambigua: condición e imagen de la mujer en la Antigüedad griega y romana. Madrid: Clásicas, 1991.
CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G. Judaísmo, cristianismo e helenismo: ensaios acerca das interações culturais no Mediterrâneo antigo. São Paulo: Annablume, 2007.
DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2009.
DELL’OSSO, C. Cipriano vescovo di Cartagine: lettere 1-50. Roma: Cittá Nuova, 2006.
DUNN, G. D. Cyprian and women in time of persecution. Journal of Ecclesiastical History, n. 4, p. 205-225, 2005a.
DUNN, G. D. Infected sheep and diseased cattle, or the pure and holy flock: Cyprian’s pastoral care of virgins. Journal of Early Christian Studies, v. 11, n. 1, p. 1-20, 2003.
DUNN, G. D. Widows and other women in the pastoral ministry of Cyprian of Carthage. Augustinianum, n. 45, p. 295-307, 2005b.
FIORENZA, E. S. In memory of her: a feminist theological reconstruction of Christians origins. New York: Crossroad, 1994.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Graal, 2011.
GRAÇA, I. Marcial e os banhos em Roma. Humanitas, n. 56, p. 117-136, 2004.
GRIMAL, P. A vida em Roma na Antiguidade. Lisboa: Europa-América, 1995.
GRIMAL, P. Vierges et virginité. In: TORDJAMN, G. (Éd). La prémiere fois ou le roman de la virginité perdue à travers les siécles et les continents. Paris: Ramsay, 1981.
HIDALGO DE LA VEGA, M. J. Mujeres, carisma y castidade en el cristianismo primitivo.
Gerión, n. 11, p. 229-244, 1993.
HIDALGO DE VEGA, M. J. Usos sexuales y amorosos de las mujeres en el mundo romano: imagen o realidad? In: BLÁZQUEZ PÉREZ, C.; ALVAR, J.; WAGNER, C. G. (Coord.). Sexo, muerte y religión en el Mundo Clássico. Cáceres: ARYS, 1991, p. 99-110.
HOPKINS, K. On the probable age structure of the Roman population. Population Studies, v. 20, n. 2, p. 245-264, 1966.
KEENAN, S. A. E. Saint Cyprian, treatises. New York: The Catholic University of America Press, 1958.
MARTÍNEZ LÓPEZ, C. La virginidad em las jóvenes de la Antigua Roma. Arenal, v.1, n. 2, p. 169-184, 1994.
MENTXACA, R. Notes about the wives of Christ (Sponsae Christi) and the married women in the De habitu uirginum of Cyprian of Carthage. Raudem, v.1, p. 8-30, 2013.
MENTXAKA, R Cipriano de Cartago y las vírgenes consagradas. Observaciones histórico-jurídicas a la carta cuarta de sus epistulae. Lecce: Grifo, 2010.
PAGELS, E. Adão, Eva e a serpente. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
PAGELS, E. H. Paul and women: a response to recent discussion. Journal of the American Academy of Religion, v. 42, n. 3, p. 538-549, 1974.
POMEROY, S. B. Diosas, rameras, esposas y esclavas: mujeres en la Antigüedad Clásica. Madrid: Akal, 1999.
RAMIS, G. La consagración de la mujer en las liturgias occidentales. Roma:
Edizioni Liturgiche, 1990.
ROBERT, J. N. Os prazeres em Roma. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
RODRIGUES, J.C. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.
ROUSSELLE, A. Porneia: sexualidade e amor no Mundo Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.
SCROGGS, R. Paul and the eschatological woman. Journal of the American Academy of Religion, v. 40, n. 3, p. 283-303, 1972.
SOARES, C. da S. Cipriano de Cartago e os semi-cristãos: um bispo em alerta contra os perigos da cidade. In: VENTURA DA SILVA, G.; MORAIS DA SILVA, E. C.; LIMA NETO, B. M. (Org.). Espaços do sagrado na cidade antiga. Vitória: GM, 2017, p. 65-78.
SOARES, C. da S. Cipriano e o tratado De habitu uirginum: a construção de fronteiras entre as virgens cristãs e a busca pela pureza na igreja de Cartago (século III d.C.). Romanitas, n. 1, p. 38-53, 2013.
SOARES, C. da. S. Entre o ideal de conversão e a conversão “artificial”: fronteiras fluidas entre cristãos, judeus e pagãos na obra de Cipriano de Cartago (século III d.C.). Romanitas, n. 3, p. 129-152, 2014.
TORRES, J. Misoginia en la literatura patrística: hacia una sistematización tipológica del ideal feminino. In: POMER, J. J.; REDONDO, J.; TORNÉ, R. (Ed.). Misogínia, religió i pensament a la literatura del món antic i la seua recepció. Amsterdam: Adolf M. Hakkert, 2013, p. 243-271.
VICIANO, A. El papel de la mujer en la teología de Cipriano de Cartago. Antigüedad y Cristianismo, v. XXIII, p. 569-580, 2006.
VIZMANOS, F. de S. J. Las vírgenes cristianas de la Iglesia primitiva. Madrid: BAC, 2009.
WALKER, W. O. 1 Corinthians 11:2-16 and Paul’s views regarding women. Journal of Biblical Literature, v. 94, n. 1, p. 94-110, 1975.
WARD, R. B. Women in Roman baths. The Harvard Theological Review, v. 85, n. 2, p. 125-147, 1992.
WATSON, E. W. The De habitu virginum of St. Cyprian. Journal of Theological Studies, n. 22, p. 361-367, 1920-1921.
ZAIDMAN, B. L. As filhas de Pandora: mulheres e rituais nas cidades In: PERROT, M.; DUBY, G. (Ed.). História das mulheres no Ocidente: a Antiguidade. Porto: Afrontamento, 1990, 411-463. v. 1.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos 2018
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
a. L’Auteur mantient les droits d’Auteur et accorde à la revue le droit de première publication.
b. L’Auteur a l’autorisation pour assumer des contrats additionnels séparément, pour distribution non exclusive de la version du travail publiée dans cette revue (ex.: publier en répertoire institutionnel ou comme chapitre de livre), avec reconnaissance de l’Auteur et publication initiale dans cette revue.
c. L’Auteur a l’autorisation et est encouragé à publier et distribuer leur travail en ligne (ex.: dans des répertoires institutionnels ou dans votre page personnelle) après la première publication par la revue, avec les créances.
d. Les textes de la revue sont publiés sous Licence CC BY 4.0 Deed Attribution 4.0 International (CC BY).