O uso da metáfora 'sponsa Christi' por Cipriano de Cartago como estratégia para disciplinar a virgem cristã

Autores

  • Carolline da Silva Soares

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i11.21819

Palavras-chave:

Cipriano de Cartago, Virgem cristã, Estratégia, De habitu uirginum, Sponsa Christi

Resumo

O bispo cartaginês Cipriano de Cartago escreveu, em 249, um tratado intitulado De habitu uirginum, no qual ele apresenta as virgens cristãs como mulheres virtuosas, mas também assinala as cautelas e as prevenções que elas devem ter em relação às tentações do mundo, que podem levá-las a abandonar a castidade e, sobretudo, a pudicitia. Em seu discurso, Cipriano faz uso de uma retórica persuasiva para tentar convencer a virgem a seguir as suas determinações e normas disciplinares. Para tanto, utiliza como estratégia, conceito cunhado por De Certeau, a metáfora sponsa Christi (esposa de Cristo), ressaltando o significado e a importância dessa expressão, de modo a justificar o comportamento exemplar, que ele espera ser adotado pela virgem cristã, baseado na modéstia e na obediência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Documentação textual

BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.

CIPRIANO DE CARTAGO. Obras de San Cipriano, Tratados, Cartas. Introducción, versión

y notas de Julio Campos. Madrid: BAC, 1964.

CIPRIANO DE CARTAGO. Obras completas. São Paulo: Paulus, 2016. v. 35/1.

Obras de apoio

ALEXANDRE, M. Do anúncio do Reino à Igreja: papéis, ministérios, poderes femininos. In: PERROT, M.; DUBY, G. (Ed.) História das mulheres no Ocidente: a Antiguidade. Porto: Afrontamento, 1990, p. 511-563. v. 1.

ASPEGREN, K. The male woman: a feminine ideal in the Early Church. Michigan: Acta Universitatis Upsaliensis, 1990.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BROWN, P. Antiguidade Tardia. In: VEYNE, P. (Org.). História da vida privada: do Império Romano ao Ano Mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 213-284. v. 1.

BROWN, P. Corpo e sociedade: o homem, a mulher e a renúncia sexual no início do

cristianismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

CAMPOS, J. Introducción. In: CIPRIANO DE CARTAGO. Cartas e tratados. Madrid: BAC, 1964, p. 5-134.

CANTARELLA, E. La calamidad ambigua: condición e imagen de la mujer en la Antigüedad griega y romana. Madrid: Clásicas, 1991.

CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G. Judaísmo, cristianismo e helenismo: ensaios acerca das interações culturais no Mediterrâneo antigo. São Paulo: Annablume, 2007.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2009.

DELL’OSSO, C. Cipriano vescovo di Cartagine: lettere 1-50. Roma: Cittá Nuova, 2006.

DUNN, G. D. Cyprian and women in time of persecution. Journal of Ecclesiastical History, n. 4, p. 205-225, 2005a.

DUNN, G. D. Infected sheep and diseased cattle, or the pure and holy flock: Cyprian’s pastoral care of virgins. Journal of Early Christian Studies, v. 11, n. 1, p. 1-20, 2003.

DUNN, G. D. Widows and other women in the pastoral ministry of Cyprian of Carthage. Augustinianum, n. 45, p. 295-307, 2005b.

FIORENZA, E. S. In memory of her: a feminist theological reconstruction of Christians origins. New York: Crossroad, 1994.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Graal, 2011.

GRAÇA, I. Marcial e os banhos em Roma. Humanitas, n. 56, p. 117-136, 2004.

GRIMAL, P. A vida em Roma na Antiguidade. Lisboa: Europa-América, 1995.

GRIMAL, P. Vierges et virginité. In: TORDJAMN, G. (Éd). La prémiere fois ou le roman de la virginité perdue à travers les siécles et les continents. Paris: Ramsay, 1981.

HIDALGO DE LA VEGA, M. J. Mujeres, carisma y castidade en el cristianismo primitivo.

Gerión, n. 11, p. 229-244, 1993.

HIDALGO DE VEGA, M. J. Usos sexuales y amorosos de las mujeres en el mundo romano: imagen o realidad? In: BLÁZQUEZ PÉREZ, C.; ALVAR, J.; WAGNER, C. G. (Coord.). Sexo, muerte y religión en el Mundo Clássico. Cáceres: ARYS, 1991, p. 99-110.

HOPKINS, K. On the probable age structure of the Roman population. Population Studies, v. 20, n. 2, p. 245-264, 1966.

KEENAN, S. A. E. Saint Cyprian, treatises. New York: The Catholic University of America Press, 1958.

MARTÍNEZ LÓPEZ, C. La virginidad em las jóvenes de la Antigua Roma. Arenal, v.1, n. 2, p. 169-184, 1994.

MENTXACA, R. Notes about the wives of Christ (Sponsae Christi) and the married women in the De habitu uirginum of Cyprian of Carthage. Raudem, v.1, p. 8-30, 2013.

MENTXAKA, R Cipriano de Cartago y las vírgenes consagradas. Observaciones histórico-jurídicas a la carta cuarta de sus epistulae. Lecce: Grifo, 2010.

PAGELS, E. Adão, Eva e a serpente. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

PAGELS, E. H. Paul and women: a response to recent discussion. Journal of the American Academy of Religion, v. 42, n. 3, p. 538-549, 1974.

POMEROY, S. B. Diosas, rameras, esposas y esclavas: mujeres en la Antigüedad Clásica. Madrid: Akal, 1999.

RAMIS, G. La consagración de la mujer en las liturgias occidentales. Roma:

Edizioni Liturgiche, 1990.

ROBERT, J. N. Os prazeres em Roma. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

RODRIGUES, J.C. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

ROUSSELLE, A. Porneia: sexualidade e amor no Mundo Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.

SCROGGS, R. Paul and the eschatological woman. Journal of the American Academy of Religion, v. 40, n. 3, p. 283-303, 1972.

SOARES, C. da S. Cipriano de Cartago e os semi-cristãos: um bispo em alerta contra os perigos da cidade. In: VENTURA DA SILVA, G.; MORAIS DA SILVA, E. C.; LIMA NETO, B. M. (Org.). Espaços do sagrado na cidade antiga. Vitória: GM, 2017, p. 65-78.

SOARES, C. da S. Cipriano e o tratado De habitu uirginum: a construção de fronteiras entre as virgens cristãs e a busca pela pureza na igreja de Cartago (século III d.C.). Romanitas, n. 1, p. 38-53, 2013.

SOARES, C. da. S. Entre o ideal de conversão e a conversão “artificial”: fronteiras fluidas entre cristãos, judeus e pagãos na obra de Cipriano de Cartago (século III d.C.). Romanitas, n. 3, p. 129-152, 2014.

TORRES, J. Misoginia en la literatura patrística: hacia una sistematización tipológica del ideal feminino. In: POMER, J. J.; REDONDO, J.; TORNÉ, R. (Ed.). Misogínia, religió i pensament a la literatura del món antic i la seua recepció. Amsterdam: Adolf M. Hakkert, 2013, p. 243-271.

VICIANO, A. El papel de la mujer en la teología de Cipriano de Cartago. Antigüedad y Cristianismo, v. XXIII, p. 569-580, 2006.

VIZMANOS, F. de S. J. Las vírgenes cristianas de la Iglesia primitiva. Madrid: BAC, 2009.

WALKER, W. O. 1 Corinthians 11:2-16 and Paul’s views regarding women. Journal of Biblical Literature, v. 94, n. 1, p. 94-110, 1975.

WARD, R. B. Women in Roman baths. The Harvard Theological Review, v. 85, n. 2, p. 125-147, 1992.

WATSON, E. W. The De habitu virginum of St. Cyprian. Journal of Theological Studies, n. 22, p. 361-367, 1920-1921.

ZAIDMAN, B. L. As filhas de Pandora: mulheres e rituais nas cidades In: PERROT, M.; DUBY, G. (Ed.). História das mulheres no Ocidente: a Antiguidade. Porto: Afrontamento, 1990, 411-463. v. 1.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Como Citar

SOARES, Carolline da Silva. O uso da metáfora ’sponsa Christi’ por Cipriano de Cartago como estratégia para disciplinar a virgem cristã. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 11, p. 92–110, 2018. DOI: 10.17648/rom.v0i11.21819. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/21819. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Imagens do masculino e do feminino no Mundo Antigo