O USO DE CAMINHOS INDIRETOS NO ENSINO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS POSSIBILIDADES

Auteurs

  • Janaina dos Santos Lacerda Centro Universitário Norte do Espírito Santo
  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Résumé

O estudo faz parte da pesquisa desenvolvida na Iniciação, edital PIIC 2023/2024 da Universidade Federal do Espírito Santo e teve como objetivo pesquisar as práticas pedagógicas instauradas no cotidiano das salas de aulas e na sala de recursos multifuncionais do ensino técnico integrado do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus São Mateus, a fim de compreender os processos de aprendizado dos estudantes com deficiência e propor formas de redirecionamento do trabalho pedagógico através da elaboração de materiais e recursos diferenciados que possibilitem a acessibilidade do aluno ao currículo. A pesquisa se refere à uma parceria entre o IFES e a Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo (UFES/CEUNES) que foi iniciada no edital PIIC 2020/2021 com continuidade no edital PIIC 2021/2022 e edital PIIC 2023/2024. Fundamentou-se teórica e metodologicamente nos estudos da perspectiva Histórico-Cultural desenvolvidos por Vigotski (1998, 2011, 2012). Conclui-se, com o desenvolvimento da pesquisa, que a teoria dos caminhos indiretos propostos por Vigotski, embasa as necessidades de recomeços e torna o alcance dos objetivos educacionais muito mais plausível.  Ao propor recursos alternativos e caminhos diferenciados que possibilitam o ensino e a aprendizagem dos conteúdos ensinados em sala de aula, desafia-se pesquisadores e professores a se reinventarem e verem os conteúdos ministrados através de um leque de possibilidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Departamento de Educação e Ciências Humanas

Téléchargements

Publiée

25-11-2024