O ENSINO DE GEOGRAFIA ENQUANTO POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM DO DIREITO A CIDADE E CIDADANIA

Auteurs

  • Lucas Da Silva Santos Faculdade de Formação de Professores- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Résumé

A geografia escolar, realizando a cidade seu objeto, concebe a perspectiva de pensar o espaço urbano através do cidadão. O direito a cidade mistura-se com o exercício da cidadania, no corpo social de hoje. Nesse sentido, a Geografia busca a compreensão da dinâmica social para construção vivenciada por todos os sujeitos, principalmente dos estudantes escolares. Este texto tem como objetivo produzir uma breve reflexão sobre a importância do ensino no direito à cidade e na cidadania. O estudo da cidade tem como proposta permitir ao estudante a compreensão da espacialidade em sua dimensão multiescalar, elucidar problemas dos distintos caminhos que a cidade pode ser construída. Portanto, o estudante precisa se entender enquanto sujeito/agente, reconhecer-se como participante do processo de produção das espacialidades, para refletir a sua enquanto cidadão com consciência espacial.

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Références

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SILVA, Paula Pinto. Farinha, feijão e carne seca: um tripé culinário no Brasil colônia. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

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Publiée

08-12-2019

Numéro

Rubrique

GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais