O ENSINO DE GEOGRAFIA ENQUANTO POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM DO DIREITO A CIDADE E CIDADANIA
Résumé
A geografia escolar, realizando a cidade seu objeto, concebe a perspectiva de pensar o espaço urbano através do cidadão. O direito a cidade mistura-se com o exercício da cidadania, no corpo social de hoje. Nesse sentido, a Geografia busca a compreensão da dinâmica social para construção vivenciada por todos os sujeitos, principalmente dos estudantes escolares. Este texto tem como objetivo produzir uma breve reflexão sobre a importância do ensino no direito à cidade e na cidadania. O estudo da cidade tem como proposta permitir ao estudante a compreensão da espacialidade em sua dimensão multiescalar, elucidar problemas dos distintos caminhos que a cidade pode ser construída. Portanto, o estudante precisa se entender enquanto sujeito/agente, reconhecer-se como participante do processo de produção das espacialidades, para refletir a sua enquanto cidadão com consciência espacial.
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Références
FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da Alimentação. 8 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2015.
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ROSSI, Paolo. Comer: necessidade, desejo, obsessão. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
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