Contribuições da Retórica para o Ensino de Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17952Resumen
Este artigo parte da premissa de que a Retórica de Aristóteles contém ensinamentos de grande valia para as práticas docentes, especialmente aquelas dos professores de filosofia. Investe numa exposição resumida e ilustrada do conteúdo dos seus três livros, buscando estimular uma leitura séria e paciente do texto original. Têm especial atenção as noções de pistis, entendida em escopo mais amplo que o da persuasão argumentativa, e de topos, repensado como espécie de relevo discursivo definidor de caminhos e lugares-comuns capazes de sustentar discursos convincentes, dignos de atenção.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Sofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.