Contribuições da Retórica para o Ensino de Filosofia

Autori

  • Edgar Lyra PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17952

Abstract

Este artigo parte da premissa de que a Retórica de Aristóteles contém ensinamentos de grande valia para as práticas docentes, especialmente aquelas dos professores de filosofia. Investe numa exposição resumida e ilustrada do conteúdo dos seus três livros, buscando estimular uma leitura séria e paciente do texto original. Têm especial atenção as noções de pistis, entendida em escopo mais amplo que o da persuasão argumentativa, e de topos, repensado como espécie de relevo discursivo definidor de caminhos e lugares-comuns capazes de sustentar discursos convincentes,          dignos de atenção.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

02-04-2018

Come citare

Lyra, E. (2018). Contribuições da Retórica para o Ensino de Filosofia. Sofia , 6(3), 94–105. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17952

Fascicolo

Sezione

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino