Tendências e abordagens contemporâneas sobre a educação na área de serviço social
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p205-221Palavras-chave:
Educação, Serviço Social, Produção do ConhecimentoResumo
Este artigo tem como objeto de estudo a educação na produção acadêmica do Serviço Social. Objetiva investigar o trato teórico e analítico dado à educação nas produções contemporâneas dessa área de conhecimento. O texto foi elaborado com base em levantamento bibliográfico e análise exploratória, e apresenta os resultados de um levantando bibliográfico sobre as produções acadêmicas (stricto sensu) na área de Serviço Social. Constatou-se que entre 2007 e 2017 foram publicadas três teses de Doutorado em Programas de Pós-Graduação em Serviço Social, nas quais as principais tendências encontradas foram: a política educacional, a educação popular e a relação entre educação, trabalho e gênero humano, sustentadas em abordagens teóricas de Gramsci, Freire, Mészáros e Lukács.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. O serviço social na educação. Revista Inscrita, Brasília, DF, n. 6, p. 19–24, 2000.
BERTOLDO, Edna. Ontologia e educação. In: COSTA, G. M.; PIMENTEL, E.; ALCÂNTARA, N.; SOUZA, R. (org.). Crise contemporânea, desafios do conhecimento e lutas sociais. Maceió: Edufal, 2017. p. 235–250.
BERTOLDO, Edna. Trabalho e educação no Brasil: da centralidade do Trabalho à centralidade da Política. Maceió: Edufal, 2009.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Subsídios para o debate do Serviço Social na Educação. Brasília: DF, 2011. Disponível em: http://cfess.org.br/arquivos/subsidios-servico-social-na-educacao.pdf. Acesso em: 23 abr. 2019.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 32. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2010.
GOMES, Maria de Fátima Cabral Marques. Paulo Freire e o Serviço Social no Brasil: elementos do pensamento freireano para superação do conservadorismo na profissão. Revista em Pauta, Rio de Janeiro, v. 9, n. 27, p. 55–69, 2011.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v. 2.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Tradução de Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.
MACENO, Talvanes Eugênio. Educação e Reprodução Social: a perspectiva da crítica marxista. 1. ed. Maceió: Instituto Lukács, 2017.
MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Educação e Serviço Social: elos para a construção da cidadania. 2007. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
MARX, Karl. Para a questão judaica. 1. ed. São Paulo: Expressão popular, 2009.
MÉSZÁROS, Istiván. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social no Brasil: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
NETTO, José Paulo. O movimento de Reconceituação: 40 anos depois. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 84, ano XXVI, p. 5–19, 2005.
SILVEIRA, Sílvia Regina. Produção do conhecimento do Serviço Social sobre a inserção profissional na política pública de educação no Brasil: desafios e perspectivas no âmbito do projeto profissional. 2017. 226 p. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
VARGAS, Tatiane Monteiro de. Serviço Social e Educação Popular: caminhos que se cruzam na direção de processos emancipatórios. 2014. 237 p. Tese. (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Temporalis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.