Tendências e abordagens contemporâneas sobre a educação na área de serviço social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p205-221

Palavras-chave:

Educação, Serviço Social, Produção do Conhecimento

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a educação na produção acadêmica do Serviço Social. Objetiva investigar o trato teórico e analítico dado à educação nas produções contemporâneas dessa área de conhecimento. O texto foi elaborado com base em levantamento bibliográfico e análise exploratória, e apresenta os resultados de um levantando bibliográfico sobre as produções acadêmicas (stricto sensu) na área de Serviço Social. Constatou-se que entre 2007 e 2017 foram publicadas três teses de Doutorado em Programas de Pós-Graduação em Serviço Social, nas quais as principais tendências encontradas foram: a política educacional, a educação popular e a relação entre educação, trabalho e gênero humano, sustentadas em abordagens teóricas de Gramsci, Freire, Mészáros e Lukács.

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Biografia do Autor

Erika de Oliveira Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2019); Pós-Graduada (Lato Sensu) em Gestão da Política Nacional de Assistência Social pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (2016); Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2016); membro do Grupo de Pesquisa Mercado de Trabalho do Serviço Social FSSO/UFAL. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de: Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na Educação; e Educação, com ênfase em Educação, Trabalho e Ontologia

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

de Oliveira Silva, E. (2024). Tendências e abordagens contemporâneas sobre a educação na área de serviço social. Temporalis, 24(47), 205–221. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p205-221