A inconsistência na publicização de dados da educação pública na região sul do Brasil: implicações e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p106-121

Palavras-chave:

política pública de educação, lei de acesso à informação, controle social, transparência

Resumo

O presente trabalho é resultado parcial de pesquisa realizada pelo Observatório de Políticas Públicas (UNINTER). Objetiva analisar a transparência na publicização dos dados da Política Pública de Educação através de pesquisa documental nas Secretarias de Educação dos estados da Região Sul do Brasil, referente aos anos de 2021 a 2023. Explora-se a legislação brasileira sobre acesso à informação, e evidencia a falta de clareza e disponibilização inconsistente dos dados nos sites das Secretarias de Educação dos estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os resultados revelam irregularidade no fornecimento de informações pelas Secretarias de Educação da região estudada, mostrando claramente a necessidade de melhorias na transparência e na acessibilidade dos dados ofertados, assim como a importância do controle social e da efetivação da Lei de Acesso à Informação.

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Biografia do Autor

Luciana, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Mestranda em Educação pelo Instituto Federal do Paraná - ProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Pós-graduada em Gestão Educacional e Formação Docente para EAD pelo Centro Universitário UNINTER (PR). Graduada em Pedagogia (Licenciatura Plena) com Habilitação de Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Administração Escolar pelo Centro Universitário - UNIABEU (RJ). Professora no Centro Universitário UNINTER atuando na tutoria de cursos de Pós Lato Sensu da área educacional.

Relly Amaral Ribeiro, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (2015/2017). Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UNOPAR (2008), com pesquisas em Andragogia no EAD. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Tem experiência nas áreas de Serviço Social, Educação Especial e Inclusiva e Políticas Sociais; e em Educação , no Ensino Superior em EAD. Lecionou disciplinas nas modalidades presencial e à distância para a graduação e pós-graduação nas áreas de Pesquisa Social, atuação do Conselho Tutelar, Tecnologia Social , Trabalho, Família e Cuidado. Pesquisa sobre a atuação do Serviço Social na Educação, Formação e Identidade Profissional . Atualmente, é contratada pela UNINTER em regime de tempo integral, no cargo de tutora e professora dos cursos de Pós-Graduação na área Social .

Talita, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Mestra em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Especialista em Saúde Mental (2011) e graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Coordenadora dos cursos de pós-graduação da área de Serviço Social do Uninter. Mediadora do Programa de Radio Web "Fala, Prof!". Coordenadora do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas.

Viviane, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Possui graduação em Tecnologia em Radiologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2011), Especialização em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá (2015) em Neuroaprendizagem (2016) pela Faculdade São Brás em Psicomotricidade pela faculdade UNINA (2019), em Educação a Distância com Ênfase na Formação de Tutores Faculdade UNINA (2019). Técnica em massoterapia (2014) Formada pelo Instituto Federal do Paraná (2014). Atuou como professora Temporária do IFPR e como professora Bolsista do Pronatec nas disciplinas de Anatomia, Fisiopatologia, Reflexologia, Laboral, Saúde do Trabalhador. Atualmente é professora especialista TUTORA da Universidade UNINTER, na área de Neurociência. Tem experiência na área de terapia fotodinâmica, neuroaprendizagem e educação.

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

da Silva Rodrigues , L., Amaral Ribeiro, R., Costa Cabral, T. K., & Oliveira de Melo, V. (2024). A inconsistência na publicização de dados da educação pública na região sul do Brasil: implicações e reflexões. Temporalis, 24(47), 106–121. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p106-121