DIMENSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS E ÉTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DO TRABALHO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DE VITÓRIA (ES).

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p218-235

Palabras clave:

Ética Profissional, Atribuições Privativas, Competências Profissionais, Código de Ética, Dimensão político-pedagógica.

Resumen

A ética profissional tem o Código de Ética e a Lei de Regulamentação (Lei 8.662/1993) como uma das dimensões normativas fundamentais para a atuação de assistentes sociais. No trabalho em tela apresentamos dados parciais de uma pesquisa de campo realizada juntamente aos assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social de Vitória – Espírito Santo. O questionário, com questões abertas de fechadas, foi aplicado no primeiro semestre de 2022. Evidenciamos que o Código é utilizado como ferramenta que faz parte do cotidiano profissional, no resguardo dos direitos profissionais e da população usuária. Em relação às atribuições privativas e competências profissionais, notamos a primazia de ações de caráter individual com enquadramento institucional. Por outro lado, na dimensão político-pedagógica observamos duas tendências, uma que entende tal dimensão com parte da gestão do trabalho em sua totalidade, e uma segunda que aponta para necessidade de uma gestão democrática e emancipatória.

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Biografía del autor/a

Salyanna de Souza Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação de Política Social (PPGPS/UFES). Pós-Doutora em Serviço Social pelo Mestrado Acadêmico de Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceara (UECE), com bolsa Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e Doutorado em Serviço Social pela Università degli Studi Roma Tre (Roma/Itália) (2016). Estuda e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Projeto Ético-Político, assistência social e Fundamentos Éticos. Faz parte do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho (NET) da UFES.

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Publicado

27-12-2023

Cómo citar

Silva, S. de S. (2023). DIMENSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS E ÉTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DO TRABALHO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DE VITÓRIA (ES). Temporalis, 23(46), 218–235. https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p218-235