A inserção do serviço social na educação básica em Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p261-274

Palabras clave:

Políticas públicas, Serviço Social, Educação básica

Resumen

Este artigo apresenta um relato de experiência das ações políticas do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 12ª Região voltadas à implementação da Lei 13.935/2019, a qual prevê a inserção dos serviços de Psicologia e Serviço Social na educação básica no estado de Santa Catarina. Para planejar e executar ações voltadas à implementação da Lei no estado, o CRESS 12ª Região constituiu o Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação, que teve como primeira ação a articulação junto a entidades da Psicologia, culminando na constituição do Grupo de Trabalho Estadual Psicologia e Serviço Social na Educação. Percebeu-se a importância da realização de incidências políticas no âmbito dos Conselhos Regionais para que, de fato, a legislação fosse implementada, tanto a nível estadual quanto municipal.

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Biografía del autor/a

Débora Ruviaro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil). Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil) e Assistente Social na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED, Florianópolis, Brasil). E-mail: deborarvro@gmail.com

Elisônia Carin Renk, Conselho Regional de Serviço Social da 12ª Região (CRESS)

Assistente Social. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO, Chapecó, Brasil). Conselheira no Conselho Regional de Serviço Social da 12ª Região (CRESS,  Florianópolis, Brasil). E-mail: elisoniarenk@gmail.com

Flávia de Brito Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Mestra em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL, Portugal). Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil) e Assistente Social no Conselho Regional de Serviço Social 12ª Região (CRESS, Florianópolis, Brasil). E-mail: flaviabritosouza@gmail.com

Simone Dalbello, Secretaria Municipal de Educação de Concórdia/SC (SEMED)

Assistente Social. Mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Chapecó, Brasil). Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação de Concórdia/SC (SEMED, Concórdia, Brasil). E-mail: simonecdalbello@gmail.com

Citas

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Publicado

25-06-2024

Cómo citar

Ruviaro, D., Carin Renk, E., de Brito Souza, F., & Dalbello, S. (2024). A inserção do serviço social na educação básica em Santa Catarina. Temporalis, 24(47), 261–274. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p261-274