Ações afirmativas e a reconfiguração do espaço acadêmico no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p150-171

Palabras clave:

ações afirmativas, ensino superior, relações étnico-raciais, serviço social

Resumen

As reflexões aqui apresentadas versam sobre o percurso do ensino superior brasileiro e sua funcionalidade na organização do racismo acadêmico, institucionalizado a partir do epistemicídio. Discorrendo brevemente sobre as transformações históricas pelas quais passou a educação no Brasil, reflito acerca das políticas de ações afirmativas e do diálogo estabelecido entre Serviço Social brasileiro e as Relações Raciais. A metodologia utilizada constitui-se em uma pesquisa empírica, qualitativa e quantitativa, de cunho bibliográfico e documental. Nesta construção analítica, estão algumas obras de pensadoras/es decoloniais, interseccionais, marxistas e marxianas, presentes em seus territórios e na diáspora, cujas produções movem possibilidades para conceber os elementos necessários para esta construção reflexiva.

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Biografía del autor/a

Sheila Dias Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente Adjunta Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, Mariana, Brasil). E-mail: sheila.almeida@ufop.edu.br

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Publicado

25-06-2024

Cómo citar

Dias Almeida, S. (2024). Ações afirmativas e a reconfiguração do espaço acadêmico no Brasil. Temporalis, 24(47), 150–171. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p150-171