A PERSPECTIVA TERRITORIAL NO SUAS A PARTIR DOS TRABALHADORES DE NITERÓI (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p70-85

Resumo

O presente artigo busca analisar o lugar que a perspectiva territorial ocupa na gestão e execução do SUAS no município de Niterói-RJ, assim como a sua influência no cotidiano dos trabalhadores. Tal análise é fruto da oportunidade que tivemos de nos aproximar do rotina da gestão e da execução do SUAS em Niterói por meio de encontros e entrevistas com os trabalhadores municipais. Pensando que o CRAS deve permitir que sejam estruturadas relações próximas com as famílias e com o lugar onde vivem, já que estas constituem identidades, saberes, experiências e projetos futuros, analisamos como o território aparece nesse cotidiano de vivência, assim como a sua centralidade para a política de Assistência Social. Tendo como base conceitual a construção da categoria território à luz da perspectiva de autores como Milton Santos, Rogerio Haesbart, David Harvey e Henri Lefebvre, a partir do uso, da vida, como expressão da relação capital x trabalho e da questão social, percebemos sua influencia direta na atuação dos profissionais, mudando a compreensão sobre os usuários e a formas como o trabalho é executado nos diferentes CRAS, encontramos também contradições nas diferentes perspectivas sobre a categoria território, ora visto como espaço geográfico e sua cartografia fria, ora como espaço vivido e de constante disputa de correlações de forças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Koga, Pontifícia Universidade Católica

Assistente Social, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Pós Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Cidades e Territórios"

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

de Souza Modesto Pereira, I., & Harue Ueno Koga, D. (2020). A PERSPECTIVA TERRITORIAL NO SUAS A PARTIR DOS TRABALHADORES DE NITERÓI (RJ). Temporalis, 20(39), 70–85. https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p70-85