Educação permanente, violência e proteção de crianças e adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p313-330

Palavras-chave:

Violência, crianças e adolescentes, educação permanente, territórios

Resumo

O artigo tem o objetivo de socializar a proposta de educação permanente destinada a profissionais que atendem situações de violência contra crianças e adolescentes em territórios do estado do Rio de Janeiro, através da experiência do Núcleo de Apoio a Profissionais (NAP), situado no Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A metodologia está ancorada em pesquisa bibliográfica, por meio do levantamento das principais referências categoriais e em documentos que orientam o exercício profissional, seja em legislação específica, nota técnica ou em plano de atendimento. Amparado em reflexões de autores da tradição crítica e marxista, o artigo está dividido em quatro partes: uma breve consideração sobre a educação permanente na literatura profissional; a violência como parte constitutiva do modo de produção capitalista e os desafios à proteção integral de crianças e adolescentes; o debate sobre territorialização e educação permanente, evidenciando disputas e interesses particulares que tornam o trabalho em rede fundamental no enfrentamento às relações sociais desiguais; e, por fim, são explicitados os resultados, fragilidades e potencialidades da ação profissional nos territórios, assim como os avanços da educação permanente em sua ação intersetorial.

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Biografia do Autor

Mariana Setúbal, Instituto Fernandes Figueira (IFF)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Coordenadora do curso de especialização em Políticas Sociais e Intersetorialidade do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: mariana.setubal@fiocruz.br  

Rodrigo Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). E-mail: rodrigolima@id.uff.br

Tatiana Fonseca, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). Assistente Social do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: tatianam_fonseca@yahoo.com.br

Vanessa Saraiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente do Departamento de Fundamentos da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: v.saraiva@ess.ufrj.br

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Setúbal Nassar de Carvalho, M., Silva Lima, R., Araújo da Fonseca, T. M., & dos Santos Saraiva, V. C. (2024). Educação permanente, violência e proteção de crianças e adolescentes. Temporalis, 24(47), 313–330. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p313-330